Cotidiano

Voos são adiados por falta de iluminação na pista de pouso

Sem vagas em hotéis, companhias aéreas não teriam oferecido serviço aos passageiros, que dormiram no chão do Aeroporto

A madrugada de ontem, 18, foi de grande estresse para passageiros que iriam embarcar nos voos 2070 da Gol e o 4674 da Latam, no Aeroporto Internacional de Boa Vista. Ambos foram adiados devido à falta de iluminação na pista de pouso e decolagem, obrigando os aviões a aterrissarem em Manaus.

Passageiros da Gol embarcaram para Brasília às 6h20 desta terça, e os da Latam às 17h10. Por causa dessa situação, muitos passageiros tiveram que dormir no aeroporto.

De acordo com a assessoria da Infraero, houve o rompimento de um cabo que fornecia energia necessária para que as luzes da pista de taxiamento dos aviões. Sem dar detalhes, foi dito que o problema somente foi solucionado 11 horas depois.

“Segunda-feira, 17, por volta das 23h40, as luzes da pista de taxiamento do Aeroporto Internacional de Boa Vista tiveram falha, um rompimento em seu cabo, que impossibilitou o recebimento dos voos 2070 da Gol, e o 4674 da Azul. O problema foi solucionado às 10h10 desta terça-feira, 18”, informou a assessoria.

Em meio a essa situação, o Aeroporto ficou lotado de pessoas, indignadas, sem saberem direito o que estava acontecendo para que os voos fossem adiados.

De acordo com passageiros e acompanhantes, a Gol foi a primeira empresa a declarar que os voos foram cancelados. Entretanto, os serviços de hospedagem, que são arcados pelas companhias aéreas em casos de adiamentos de voo, não foram oferecidos. Segundo a autônoma Francelina Soares, que estava acompanhando seus pais, o argumento dado pelas gerências foi de que não havia vagas disponíveis em hotéis na cidade.

“A moça que nos atendeu, da companhia, mencionou que não haveria como nos acomodar por falta de espaço nos hotéis. Pelo o que parece, eles estavam todos lotados de candidatos a concursos públicos. No mais, o clima em todo o aeroporto foi de estresse. Muitas pessoas não tinham como arcar a saída do aeroporto e voltar depois, então o aeroporto ficou cheio de pessoas a madrugada inteira”, contou.

O representante comercial Marcelo Palhares, que estava acompanhando amigos para um dos voos da madrugada, contou que o maior prejuízo acabou recaindo sobre os próprios passageiros, que perderam compromissos importantes e tiveram que esperar horas para que houvesse algum pronunciamento. 

“Eu me deparei com uma pessoa que conheço que estava chorando, pois tinha perdido um enterro. E essa pessoa não era a única. O desespero de todos foi geral à medida que foi sendo comunicado, primeiro atraso, e depois o adiamento de fato”, afirmou.

Já a servidora pública Mônica Brito afirmou que ela e uma colega de trabalho quase perderam um curso que iam fazer em São Paulo nesta quarta-feira, 19.

“Marcamos um curso para quarta-feira de manhã em São Paulo. A minha sorte foi que tive a ideia era chegar um dia antes. Se não fosse por isso, teríamos perdido todo o evento. A minha colega de trabalho estava acompanhada da filha pequena dela e foi tudo muito estressante. Ficamos horas sem saber o que estava acontecendo”, comentou.

COMPANHIAS AÉREAS – Por nota, a assessoria da Gol afirmou que a companhia forneceu toda a assistência necessária e os passageiros seguiram viagem em um outro voo da empresa que pousou em Boa Vista, destino original, hoje às 6h09.

Já a Latam Airlines Brasil informou que os passageiros foram acomodados em voos reprogramados, com previsão de seguir viagem ao longo do dia.

“A companhia esclarece que os passageiros estão recebendo a assistência necessária. Por fim, reitera que a segurança é um valor imprescindível e, sobretudo, todas as suas decisões visam garantir uma operação segura”, informou a Latam. (P.B)