Na terça-feira (9), a DreamWorks anunciou oficialmente o desenvolvimento de “Shrek 5”. O filme já possui um pôster revelado e está agendado para estrear nos cinemas dos Estados Unidos em 1º de julho de 2026.
Mike Myers, Eddie Murphy e Cameron Diaz estão confirmados para retornar como os dubladores originais de Shrek, Burro e Fiona, respectivamente. No entanto, a participação de Antonio Banderas como o Gato de Botas ainda não foi confirmada para o novo longa-metragem, conforme reportagem da Variety.
Em uma entrevista ao Collider em junho, Eddie Murphy, que dubla o Burro, mencionou o início das gravações de “Shrek 5” e anunciou um spin-off para seu personagem. “Começamos a gravar ‘Shrek 5’ meses atrás”, afirmou. “Já gravei o primeiro ato e vamos continuar este ano. ‘Shrek’ está de volta e o Burro terá seu próprio filme.” Confira abaixo o primeiro pôster do novo filme:
A direção de “Shrek 5” será de Walt Dohrn, conhecido por seu trabalho em “Shrek 2” (2004) e “Shrek Terceiro” (2007), além de ter dirigido “Shrek Para Sempre” (2010), no qual também emprestou sua voz para Rumpelstiltskin. Brad Ableson, animador de “Os Simpsons”, será o codiretor do filme. Gina Shay, junto com Chris Meledandri da Illumination Entertainment, serão os produtores, repetindo a parceria de sucesso em “Meu Malvado Favorito”. Confira o teaser:
Not too Far, Far Away… @Shrek 5 is coming to theaters on July 1, 2026 with Mike Myers, Eddie Murphy, and Cameron Diaz. pic.twitter.com/3j6ctXpPGu
— DreamWorks Animation (@Dreamworks) July 9, 2024
A franquia “Shrek” teve início em 2001, alcançando uma arrecadação mundial de US$ 487 milhões com o primeiro filme, que também foi o primeiro vencedor do Oscar na categoria de longa-metragem de animação. “Shrek 2” competiu pela Palma de Ouro no Festival de Cannes, consolidando ainda mais o sucesso da série.
Além dos filmes principais, a franquia incluiu dois spin-offs focados no Gato de Botas, lançados em 2011 e 2022, este último intitulado “Gato de Botas: O Último Desejo”, que recebeu uma indicação ao Oscar de melhor longa de animação.