O consumo moderado da cafeína pode melhorar o metabolismo, além de proteger a saúde do coração. A bebida bastante popular e econômica, se desenvolveu durante os anos, e ganhou muitos adeptos por ser consumida diariamente. Por isso, o café tem sido objeto de estudos para compreender seus possíveis impactos positivos na saúde, bem como investigar a existência de efeitos negativos para o organismo.
Para os apreciadores dessa bebida, compreender esses aspectos é fundamental para incorporar a cafeína de maneira saudável à rotina e aproveitar os benefícios. Descubra como o café pode contribuir para melhorar a qualidade de vida e entenda suas vantagens para a saúde.
1. Auxilia na digestão
Substâncias presentes no café, como os polifenóis e a cafeína, estimulam o movimento do tubo digestivo e do sistema gastrointestinal, facilitando a digestão.
Além disso, o consumo de café aumenta a produção de um hormônio chamado gastrina, que ativa o cólon, parte do intestino grosso, cerca de quatro minutos após o consumo. Isso pode melhorar o funcionamento do intestino em algumas pessoas.
2.Melhora o desenvolvimento da memória e foco
A ação do café também proporciona benefícios significativos para a saúde do cérebro, incluindo melhorias no foco e na memória. Estimular o sistema nervoso aumenta o estado de alerta, melhora a concentração e reduz a fadiga mental.
3.Protege o sistema respiratório
O café também possui um efeito broncodilatador e ajuda a reduzir a fadiga dos músculos respiratórios, beneficiando o sistema respiratório. Indivíduos com asma, por exemplo, podem encontrar benefícios no consumo dessa bebida.
4.Possui efeitos anti-inflamatórios
A cafeína está sendo cada vez mais associada a efeitos positivos no organismo, incluindo sua influência em processos inflamatórios no corpo, mesmo que não estejam necessariamente ligados a doenças específicas. O ácido clorogênico, um componente do café, é um antioxidante potente com efeito anti-inflamatório, o que contribui para os benefícios da bebida no combate à inflamação.
5.Melhora o desempenho em exercícios físicos
O café tem propriedades ergogênicas ( técnicas de treinamento com práticas nutricionais que auxiliam a performance no exercício físico e melhora a adaptação do treino.) que aumentam a produção de energia do organismo, reduzindo o cansaço e a dor durante a realização dos exercícios, melhorando o desenvolvimento físico e mental.