A cor da urina pode ser modificada de acordo com o que ingerimos no dia à dia, portanto, na maioria dos casos não é um sinal de alerta. No entanto, mudanças na cor também podem indicar problemas de saúde como infecção do trato urinário, pedras nos rins ou inflamação do fígado.
Normalmente a cor amarelo-clara indica que a pessoa está devidamente hidratada e o nível de hidratação é suficiente para promover a eliminação adequada das toxinas. Porém em casos que a urina apresenta outra coloração, como transparente ou amarelo-escuro, com cheiro forte juntamente com dores abdominais, é necessário a busca de um médico.
Se a cor da urina permanecer alterada por mais de 3 dias, é aconselhável consultar um clínico geral, urologista ou ginecologista para uma avaliação dos sinais e sintomas apresentados, além de realizar um exame de urina para identificar a causa da alteração.
1. Urina transparente
A urina transparente indica que a pessoa está ingerindo água em excesso, de forma em que a urina está muito diluída. Beber água em em grandes quantidades pode sobrecarregar os rins, pela filtragem excessiva de água. Nesses casos, não é necessário realizar tratamento específico; é aconselhável simplesmente moderar a ingestão de água. É comum que pessoas nessas condições sintam vontade frequente de urinar.
2. Amarelo-escuro
A urina amarelo escuro é uma das alterações mais comuns e geralmente indica desidratação devido à baixa ingestão de água.
No entanto, quando a urina escura persiste por um longo período, pode ser um sinal de problemas hepáticos que resultam no acúmulo de bilirrubina, dando à urina uma coloração quase marrom.
3. Urina marrom
A urina marrom, ou muito escura, indica desidratação severa, além de possíveis doenças que envolvem o fígado, como, hepatite e cirrose por exemplo.
Nesses casos, é recomendado aumentar a ingestão de água inicialmente e, se a alteração persistir, consultar um urologista ou clínico geral para identificar a causa do problema e iniciar o tratamento adequado. Se a mudança na cor da urina for causada por alimentos ou medicamentos, é aconselhável consultar o médico e nutricionista.
4. Urina rosa ou vermelha
A coloração vermelha ou rosa na urina geralmente é causada pela presença de sangue, o que pode indicar problemas como infecção urinária, pedra nos rins, problemas renais, aumento da próstata, tumores ou cistos nos rins. Porém a cor vermelha ou rosa na urina pode indicar a presença de alguns alimentos, como beterraba ou outros alimentos com corante vermelho, alguns medicamentos também podem deixar a urina vermelha, como no caso da rifampicina, doxorrubicina, epirrubicina ou fenazopiridina.
Se alimentos avermelhados foram consumidos, é aconselhável evitar seu consumo para verificar se a cor da urina retorna ao normal. Em outros casos, é recomendável consultar um clínico geral para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento adequado.
5. Urina branca
A urina branca, também conhecida por albuminuria (caracteriza-se pela presença de albumina na urina e é um forte indicador de disfunções renais.) pode ser provocada por infecções urinárias severas, normalmente acompanhada dores abdominais, queimação ao urinar e febre. É fundamental a busca de um clínico geral para identificar o problema e assim fazer tratamento adequado.