Antes de começar a falar sobre astigmatismo, a qual é uma patologia ocular, é bom que a população, em geral, saiba que até as crianças desde pequenas devem se submeter ao exame oftalmológico (exame de vista). Há médicos que entendem que até os bebês também precisam ser submetidos a esse exame. Nesse viés, deve ficar bem esclarecido que os pais precisam saber que existem tratamentos oftalmológicos para várias doenças oculares e por isso todos nós devemos nos consultar uma vez a cada ano com um oftalmologista, pois não podemos nos esquecer de que prevenir é a melhor escolha.
Voltando ao assunto, vejamos o que é astigmatismo. Ele é um problema nos olhos que faz o portador dessa enfermidade ocular enxergar tudo embaçado. E quando o astigmatismo está associado à miopia o quadro oftalmológico piora os sintomas do paciente.
Como já foi dito acima, o ser humano deve fazer exame oftalmológico desde a mais tenra idade e isso por quê? Porque muitas pessoas já nascem, por exemplo, com doenças oculares e essas patologias podem ser hereditária.
O astigmatismo surge devido a uma deformação na curvatura da córnea. Segundo o Hospital de Olhos de Paraná, córnea é uma camada transparente que fica na frente do olho. É um tecido fino e delicado responsável por proteger e direcionar a entrada de luz para o interior do globo ocular. Possui um formato convexo e é composta por várias camadas de tecido, proporcionando um ambiente óptico adequado para a formação das imagens que enxergamos.
Os sinais de astigmatismo se apresentam da seguinte maneira: dor de cabeça; visão cansada; enxaqueca relacionada à exposição à luz; dificuldade para enxergar de perto e também de longe; confundir letras e números; sensibilidade à luz (fotofobia); visão distorcida e/ou dupla; sensação de cansaço nos olhos.
Portanto, a pessoa enxerga tudo que está à sua volta de forma desfocada e, por isso, os objetos adquirem uma forma confusa e a pessoa não consegue enxergar as linhas retas e, entre outros sinais, os olhos ficam sempre dolorosos.
O astigmatismo é percebido pela pessoa geralmente, somente na adolescência, quando então ela deve imediatamente procurar ser atendida por um médico oftalmologista. Essa patologia, dependendo do caso do paciente, ele pode se submeter por um procedimento cirúrgico para a correção da curvatura da córnea resultando na cura do astigmatismo e tem mais as lentes corretivas aplicadas corretamente melhoram a visão da pessoa. Sendo assim, o melhor que a pessoa, com esses sintomas deve fazer é procurar, com urgência, um médico oftalmologista.
Marlene de Andrade
Médica formada pela UFF
Título em Medicina do Trabalho/ANAMT
Perita em Tráfego/ABRAMET
Perita em Perícias Médicas/Fundação UNIMED
Especialização em Educação em Saúde Pública/UNAERP
Técnica de Segurança do Trabalho/SENAI-IEL
CRM-RR 339 RQE 341