A Prefeitura do Uiramutã deu posse, na tarde desta sexta-feira, 19, a novos servidores públicos do quadro efetivo. Ao todo, 64 concursados assinaram o termo de posse e começarão a trabalhar na próxima segunda-feira, dia 22. Os servidores efetivados vão atender a várias secretarias municipais. A solenidade de posse ocorreu na escola municipal Antônio Rodrigues, na sede do município.
A Prefeitura abriu concurso público este ano para preenchimento de 36 cargos, ofertando 580 vagas distribuídas para todas as secretarias. A homologação do certame ocorreu no dia 2 de julho passado. Dos 106 candidatos aprovados, apenas 64 entregaram documentação e tomaram posse.
Foram 43 candidatos empossados na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, 13 na Secretaria Municipal de Saúde e oito efetivados na Secretaria Municipal de Administração.
É o terceiro concurso público realizado pela prefeitura do Uiramutã. O primeiro aconteceu em 2003, mas os candidatos tomaram posse em 2004. O segundo concurso ocorreu em 2008. E este último certame, realizado este ano, foi o mais abrangente de todos.
Os novos servidores empossados têm 15 dias para se apresentarem em suas respectivas secretarias. Eles terão que cumprir três anos de estágio probatório, no regime estatutário, para depois serem efetivados de forma definitiva.
Feliz pela aprovação no concurso, a professora Arlete Cardoso, moradora do Uiramutã, falou de sua conquista. “Estou muito feliz por ter sido aprovada neste concurso. Hoje tomo posse no cargo de professora do Ensino Fundamental I. Agora sei que tenho mais segurança”, ressaltou.
Há oito anos atuando como professora do Ensino Infantil, Arlete era servidora seletivada da Educação municipal, mas agora é concursada. “Vou continuar o trabalho que já venho fazendo com meus alunos. A diferença é que hoje tenho mais estabilidade no emprego”.
Marcello Oliveira também tomou posse como professor do Ensino Fundamental I. Ele agora faz parte do quadro efetivo da Educação municipal. “Foi uma grande oportunidade para todos. Só tenho a agradecer”, frisou.
Formado em Pedagogia e Artes Visuais, com pós-graduação em Educação do Campo, Marcelo já atua na docência há quatro anos. Ex-morador de Boa Vista, o professor agora tem um novo desafio: educar as crianças do Uiramutã.
“Não conhecia este exuberante município, rico em cultura e tradições. Venho para acrescentar. Não apenas para ensinar, mas também para aprender com este povo”, disse Marcello.
Como o número de aprovados no concurso foi abaixo do esperado, a Prefeitura do Uiramutã vai manter parte dos servidores seletivados até dezembro deste ano. Após esta data, a Prefeitura vai comunicar os órgãos de fiscalização e fazer um novo processo seletivo para suprir toda a demanda.