Cotidiano

Católicos vão debater reforma política

A Campanha da Fraternidade deste ano terá como tema “Fraternidade: igreja e sociedade” e o lema “Eu vim para servir”

As comunidades católicas em Roraima já começaram os preparativos para o lançamento da Campanha da Fraternidade deste ano, que tradicionalmente é feito na Quarta-Feira de Cinzas. O tema será “Fraternidade: igreja e sociedade” e o lema “Eu vim para servir”. Neste ano, a campanha pretende principalmente intensificar a participação da igreja na reforma política brasileira.
Segundo o bispo Dom Roque Paloschi, a temática servirá para mostrar aos cristãos a responsabilidade de todos perante a sociedade. “Temos que construir a cidade de Deus. O desafio será ajudar o católico a comprometer-se na construção do mundo, diante da vida das pessoas e de toda criação”, afirmou.
Dom Roque destacou que a Campanha da Fraternidade, que começou em 1963, vem mostrando assuntos que devem ser discutidos mais a fundo. “O intuito é que sirva tanto para questões externas quanto para questões internas da igreja. Este ano temos a missão de nos unirmos mais com sociedade”.
As igrejas de São Francisco de Assis, Nossa Senhora da Consolata, Catedral Cristo Redentor e dos bairros Liberdade e Raiar do Sol devem fazer parte da programação de lançamento da campanha. “Com a concentração dos cristãos nesses locais, será realizada a celebração da Santa Missa com a imposição das cinzas e o lançamento oficial”, informou.
O bispo disse que, para que haja uma boa relação entre igreja e cristão, os fiéis devem servir com os princípios de um bem comum. “Aquela velha frase que diz que ‘quem não vive para servir, não serve para viver’ retrata bem isso. Como uma estrada com vias de mão dupla, nós vamos e voltamos. Mas, para isso, é preciso ter conexão com a vida, esperança, verdade e justiça, não apenas para satisfazer nosso ego”, aconselhou.
HISTÓRIA – Realizada há 51 anos, a Campanha da Fraternidade é promovida pela Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil sempre no período da Quaresma. O objetivo é despertar a solidariedade dos seus fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução.
A cada ano é escolhido um tema, que define a realidade concreta a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação. A campanha é coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
CAPITAL- A abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2015 será no dia 18 de fevereiro, a partir das 18h, durante celebração na Diocese, no Centro. O encerramento será no Domingo de Ramos (7 dias antes da Páscoa). Conforme o bispo Dom Roque Paloschi, todas as celebrações religiosas do ano devem girar em torno do lema da campanha.
APOIO – A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) disponibilizou materiais para divulgação da campanha, bem como o texto base, no site www.cnbb.org.br/publicacoes.  O cartaz da campanha deste ano retrata o Papa Francisco lavando os pés de um fiel na Quinta-Feira Santa do ano passado.
A igreja atualiza o gesto de Jesus Cristo ao lavar os pés de seus discípulos, retratando a expressão de amor capaz de levar uma pessoa a entregar a vida pelo outro. (L.G.C)