A usina fotovoltaica da Universidade Federal de Roraima (UFRR) foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (22). Segundo o reitor José Geraldo Ticianeli, a estrutura vai ajudar a reduzir em 25% os custos da instituição, que gasta R$ 6 milhões por ano com energia elétrica.
“É um custo alto para a nossa intuição. Com a primeira fase da usina fotovoltaica, pois ainda terão outras fases, nós economizaremos na ordem de 25%. Essa economia orçamentária poderá ser aplicada no ensino, na pesquisa e extensão. Mais importante ainda é a não utilização de energias poluentes por uma energia mais limpa e sustentável”, afirmou o reitor.
Em complemento ao Ticianeli, o vice-reitor Silvestre Lopes da Nóbrega revelou que a UFRR é a maior pagadora de energia concentrada do estado de Roraima. O professor afirmou ainda que outras quatro etapas da usina serão construídas, a fim de proporcionar uma geração de energia na universidade totalmente sustentável.
Além de proporcionar economia de gastos, a usina também será utilizada como laboratório pelos alunos do curso de engenharia elétrica da instituição. Para a professora Luizalba Santos, a estrutura terão a oportunidade de acompanhar o processo de energia limpa.
“Essa usina será fonte de pesquisa e de trabalhos de conclusão de curso pelos alunos. Também irá contribuir como experiência para a vida profissional deles. É uma forma recente de gerar energia, aqui em Roraima é mais explorada nas residências. Já tínhamos a nossa mini usina, que gera diretamente para o nosso laboratório. Agora temos essa e outras ainda serão construídas. É uma conquista significativa”, disse.