Na manhã desta segunda-feira, 22, foi inaugurado na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) o Plantão Especializado de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica, Familiar e Sexual. O serviço funcionará 24 horas por dia para atendimento exclusivo para esses casos e também contará com uma equipe para realizar flagrantes de crimes contra mulheres, que antes só era possível na Central de Flagrantes do 5º Distrito Policial.
A Coordenadora do Plantão Especializado, delegada Francilene Hoffmann, explica que o projeto era um sonho de toda a equipe que atua na DEAM, pois a equipe poderá acelerar o processo de atendimento às vítimas e proporcionar mais acolhimento a elas.
“Hoje, estamos iniciando um marco na história da Polícia Civil, que é proporcionar essa resposta mais eficaz para as vítimas e acelerar a repressão ao ciminoso. Com toda certeza isso reduzirá os índices de violência contra nossas mulheres e meninas”, ressalta a delegada.
Durante o plantão terá uma delegada, cinco agentes de polícia e dois escrivãos para atender as vítimas. Ao todo, serão quatro equipes reforçando o atendimento que funcionará 24h na Casa da Mulher Brasileira.
A Delegada Geral da Polícia Civil, Darlinda de Moura Viana, explica que o Plantão vem para desafogar o atendimento dos casos na CF.
“Era uma demanda reprimida da rede, há mais de cinco anos. Com o término do concurso público, foi possível para a PCRR compor as equipes que farão parte dos plantões aqui da DEAM”, explica Darlinda.
Para as vítimas de violência doméstica, o Plantão Especializado está funcionando na Casa da Mulher Brasileira. Na rua Uraricoera, sem número, no bairro São Vicente.