Cotidiano

SARAMPO: Busca ativa em unidades de saúde é intensificada

Em uma semana foram vistoriados aproximadamente 30 mil prontuários médicos nas unidades de Saúde do Estado

A Sesau (Secretaria Estadual de Saúde), concluiu na sexta-feira, dia 6, o trabalho de vistoria de prontuários médicos nas unidades estaduais de Saúde. A meta era verificar, nessa primeira etapa, as principais unidades de média e alta complexidade, que são a Policlínica Cosme e Silva e o HGR (Hospital Geral de Roraima). Foram verificados aproximadamente 30 mil prontuários e nenhum caso suspeito foi registrado.
Conforme a coordenadora de Vigilância em Saúde, Daniela Souza, o trabalho faz parte do Plano de Ação estabelecido pelo DVE (Departamento de Vigilância Epidemiológica), após o registro do primeiro caso suspeito da doença. “No momento em que registramos o primeiro caso suspeito, de Sarampo em Roraima, imediatamente adotados os protocolos exigidos pelo Ministério da Saúde, e mesmo sem a confirmação, sentamos e discutimos o que poderia ser feito diante dessa situação inusitada, já que o Estado havia eliminado a doença. Posteriormente com a confirmação do caso suspeito, partimos para a parte prática, ou seja, passamos a executar as ações do Plano de Ação e essa verificação faz parte desse trabalho”, esclareceu.
A vistoria começou a ser feita na última  terça-feira, dia 3, após a capacitação dos profissionais de saúde por técnicos do Ministério da Saúde. Durante o trabalho foram verificados todos os dados do paciente, entre eles, queixas clínicas, diagnóstico inicial do atendimento,  conduta médica adotada. “Foi uma verdadeira varredura, pois queríamos ter a certeza de que nenhum caso suspeito deixou de ser registrado, ou seja, passou despercebido, e graças ao empenho da equipe conseguimos alcançar a meta, que foi a verificação de todos os prontuários, e melhor, nenhum registro de caso suspeito”, destacou.
A segunda fase deve iniciar na próxima semana com a vistoria dos prontuários na Rede de Atenção de Básica. “Vamos monitorar todo o trabalho, dar o suporte necessário e acompanhar quando necessário, pois trata-se de um trabalho contínuo, que merece atenção conjunta. Só assim teremos a certeza de que o Estado está estruturado para tratar uma situação de risco, caso ocorra”, reforçou.
REGISTROS – Após 17 anos sem registro de sarampo em Roraima, uma vez que o  Brasil já havia eliminado a doença, um caso de Sarampo foi confirmado em Roraima, no mês de janeiro. O paciente, um homem de 40 anos, foi infectado na cidade de Fortaleza, durante viagem de férias. No Brasil, no ano de 2014, foram confirmados 724 casos de Sarampo, distribuídos nos estados do Ceará (690 casos), Pernambuco (24 casos), Rio de Janeiro (três casos) e São Paulo (sete casos). Em 2015, permanece a ocorrência de casos nos estados do Ceará (10 casos) e Roraima (um caso).