DICAS PARA CASA

Saúde dos pés: Atitudes simples que evitam o chulé

Medidas podem ser adotadas para se livrar desse problema e uma delas, especialmente, pode ser realizada com itens encontrados na cozinha

O chulé é um odor desagradável muitas vezes causado por acúmulo de bactérias, suor, umidade e falta de higienização (Foto: Divulgação)
O chulé é um odor desagradável muitas vezes causado por acúmulo de bactérias, suor, umidade e falta de higienização (Foto: Divulgação)

O chulé é um odor desagradável muitas vezes causado por acúmulo de bactérias, suor, umidade e falta de higienização frequente e adequada de meias e sapatos. No entanto, algumas medidas podem ser adotadas para se livrar desse problema que pode deixar muita gente constrangida. Uma delas, especialmente, pode ser realizada com itens encontrados na despensa da cozinha.

Primeiro, é preciso entender que os pés possuem glândulas apócrinas, responsáveis pela produção do suor e pelo controle de temperatura do corpo. Porém, no contato com bactérias presentes na pele, esse suor pode apresentar odor significativo. Confira alguns passos a seguir para se livrar do chulé de vez.

Aumentar a ventilação dos pés

Quem sofre com chulé acha que manter os pés em sapatos fechados é melhor para evitar o odor. Justamente o contrário. A falta de ventilação contribui para o chulé. O ideal é utilizar sapatos abertos e evitar botas e outros.

Mantenha seu pé higienizado

A limpeza dos pés também é essencial para evitar que o chulé ocorra, principalmente se você irá passar a utilizar mais sapatos abertos. Não esqueça dos pés no banho, faça esfoliação, hidratação e limpe bem entre os dedos e unhas.

Troque meias e sapatos com frequência

Usar uma meia durante toda a semana é a receita certa para ter chulé. O mesmo vale para repetir o par de sapatos. Tenha vários pares para poder fazer a troca e mantenha-os sempre limpos, secando em lugar arejado.

Fique atento na sua alimentação

Alguns alimentos podem mudar a composição do suor, entre eles, o álcool, pimenta, cebola, alho e o molho curry. Portanto, é bom evitar incluir certas receitas na sua alimentação.

Realize uma receita caseira

Uma dica para higienizar sapatos é utilizar uma receita caseira com itens que podem ser encontrados na despensa de casa: bicarbonato de sódio, filtros de café (não usados) e elástico para amarrar. Abra um filtro, adicione duas colheres de bicarbonato (dependendo do tamanho do sapato) e amarre até fechar com elásticos. Coloque cada filtro amarrado dentro de um sapato por pelo menos uma noite, para absorver odores da parte interna. Óleos essenciais podem ser adicionados ao bicarbonato para auxiliar.