Saiba 5 dicas de como manter seu forno limpo e evitar riscos à saúde

Resíduos de alimentos são um lugar propício para proliferação de bactérias e germes

Confira agora várias dicas fáceis e rápidas para garantir a limpeza do seu forno e evitar riscos à saúde (Foto: Raisa Carvalho)
Confira agora várias dicas fáceis e rápidas para garantir a limpeza do seu forno e evitar riscos à saúde (Foto: Raisa Carvalho)

Manter um forno limpo é essencial no seu dia a dia em casa, por vários motivos. Mas sabia que a higiene também é uma ação de prevenção à saúde? Isso ocorre porque o acúmulo de resíduos de alimentos e gordura é um terreno fértil para germes e bactérias, exatamente o oposto que se quer perto da comida.

Confira agora várias dicas fáceis e rápidas para garantir a limpeza do seu forno e evitar riscos à saúde:

  1. Sujou, lavou
    Quem prepara uma lasanha no forno sabe que, às vezes, o cálculo da forma sai errado e o molho da receita acaba pingando no forno e até derramando. Se for o caso, melhor evitar esperar muito. Assim que o forno estiver frio, limpe a área com pano úmido ou esponja com detergente. Isso evita que o resíduo acumule, vire uma crosta e até seja esquecido no forno.
  2. Limpe as prateleiras
    Não se esqueça de incluir as prateleiras na sua rotina de limpeza do forno, pois, mesmo elas sendo finas e uma forma de apoio para o alimento, elas também recebem respingos de gordura e de alimentos. O ideal é deixar as prateleiras de molho em uma mistura de água quente com detergente por 15 minutos, esfregar com uma esponja, lavar em água corrente e secar antes de colocar de volta no forno.
  3. Faça limpezas regulares
    Também não espere o forno ‘sujar’ para limpar. A higienização precisa ser regular e não somente quando algo derramar. Uma dica é fazer uma pasta de bicarbonato de sódio e água, espalhar pelo interior do forno, deixar agir durante a noite, retirar no dia seguinte com um pano úmido e borrifar vinagre para finalizar e remover qualquer restante da pasta.
  4. Adote as bandejas de proteção
    No mercado é possível encontrar vários modelos de proteção para forno, seja de papel alumínio ou bandeja reutilizável para ficar na prateleira inferior. Esse processo facilita muito a limpeza, foi ajuda em caso de algum alimento derramado.
  5. Cuidado com o ciclo de autolimpeza
    No forno, o ciclo de autolimpeza aumenta a temperatura para níveis muito altos, para queimar qualquer resíduo de alimento. O recomendado é utilizar esta opção apenas quando o forno estiver muito sujo, pois o uso frequente gera fumaça e pode desgastar seu aparelho eletrodoméstico com o tempo.