Comércio roraimense deve ter movimento de R$ 16,3 milhões no Dia dos Pais

É esperado um crescimento de 4,2% comparado ao ano passado

Movimento do comércio no Centro de Boa Vista (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)
Movimento do comércio no Centro de Boa Vista (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)

O comércio em Roraima deve ter um movimento de R$ 16,3 milhões neste Dia dos Pais, segundo estimativa da Fecomércio/RR. O levantamento, feito com dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), ainda mostra expectativa de aumento para a data comemorativa.

Após a queda registrada em 2023, a previsão é de que o valor das vendas para o Dia dos Pais aumente em 2024, com um crescimento real estimado em 4,2%, já descontada a inflação. Esse aumento representa “o terceiro maior valor na série histórica, abaixo apenas das vendas ocorridas nos anos de 2021 e 2022”, conforme explica Fábio Martinez, assessor econômico da Federação do Comércio.

Ao contrário dos aumentos significativos em bens e serviços observados nos dois anos anteriores no Dia dos Pais, a alta média deste ano deve ser de 2,9%. Entre os 13 grupos de itens analisados, três devem apresentar preços menores em relação ao mesmo período de 2023 e outros três tendem a registrar altas mais expressivas.

  • Televisores: – 3,1%
  • Computadores pessoais: – 4,1%
  • Aparelhos telefônicos: – 9,4%
  • Livros: + 12,9%
  • Bebidas alcoólicas: + 10,1%
  • Alimentação fora do domicílio: + 4,8%

Ainda de acordo com a pesquisa da CNC, as lojas de vestuário deverão faturar com as vendas em 2024. Em seguida, devem vir as movimentações esperadas nos ramos de produtos de perfumaria e cosméticos e de utilidades domésticas e eletroeletrônicos. Somados, esses três segmentos devem responder por quase 75% das vendas totais no varejo com a data deste ano.