Na última semana, o filme “Joker: Folie à Deux,” sequência do sucesso “Coringa,” lançou seu segundo trailer oficial, despertando curiosidade sobre o transtorno psiquiátrico que dá nome ao longa. O termo “folie à deux,” traduzido como “delírio a dois,” refere-se a um transtorno delirante induzido, onde dois ou mais indivíduos compartilham sintomas psicóticos.
No caso específico da folie à deux, o transtorno ocorre entre duas pessoas, conhecidas como delirante primário e secundário. O delirante primário induz o secundário a acreditar que aquele delírio é realidade. Então, a pessoa passa a crer em tudo o que o primeiro indivíduo está dizendo. No filme, os personagens de Joaquin Phoenix e Lady Gaga vivenciam essa dinâmica.
Esse fenômeno geralmente ocorre em relacionamentos íntimos e pode ser exacerbado por isolamento devido a fatores como língua, cultura ou geografia. Apenas uma das pessoas tem o transtorno psicótico genuíno, e os delírios tendem a desaparecer quando o contato entre elas é interrompido.
O lançamento do trailer gerou interesse no público sobre a complexidade desse transtorno e como ele será representado na sequência do filme. Confira: