O MDB oficializou, na noite desta quinta-feira (1º), o prefeito Arthur Henrique (MDB), 42, como candidato a reeleição nas eleições municipais de Boa Vista. Na oportunidade, o partido anunciou como postulante a vice-prefeito o tenente-coronel do Exército Brasileiro, Marcelo Zeitoune (PL), 55, médico ortopedista de Jair Bolsonaro desde a presidência e indicado pelo próprio ex-presidente.
Arthur Henrique iniciou o discurso agradecendo ao público pelo apoio e relembrou como começou na política há oito anos. “Não entrei na política por causa de mim, por causa do Arthur, por causa do poder. Eu entrei pelo sonho de milhares de pessoas que amam Boa Vista, que nasceram aqui e escolheram ela para viver”, afirmou.
“A gente passou pelas maiores dificuldades. Nossa gestão tinha tudo pra ser mal avaliada, porque passamos por condições que nenhuma cidade do Brasil viveu”, disse, ao lembrar de desafios como a pandemia da Covid-19, a crise humanitária yanomami, o avanço do garimpo ilegal e a migração venezuelana.
Aos críticos de sua gestão, o prefeito afirmou que todas as cidades do mundo possuem problemas. “Nunca houve gestor capacitado para fazer mais do que a gente fez na nossa cidade”, disse Arthur, que durante a fala, também:
- Agradeceu à primeira-dama Nathália Cortez, aos aliados, como vereadores, deputados estaduais e federais, à ex-prefeita Teresa Surita e ao ex-senador Romero Jucá, e aos presidentes de outros partidos coligados com o MDB;
- Fez uma prestação de contas das ações realizadas nos últimos três anos e meio de mandato, com destaques para Saúde, Educação, Infraestrutura, Empreendedorismo e Agricultura; e
- Criticou o Governo Denarium e os vereadores de Boa Vista aliados da gestão estadual.
O evento ainda contou com os deputados federais Gabriel Mota (Republicanos-RR) e Helena Lima (MDB), e os deputados estaduais Idazio da Perfil (MDB), Marcinho Belota (PRTB) e Neto Loureiro (PMB). Milhares de apoiadores prestigiaram a convenção.
Aliados também discursaram. Jucá defendeu a candidatura do prefeito ao afirmar que “o Arthur de hoje é uma realidade e uma certeza de competência e de trabalho”. Ele também elogiou a experiência do candidato a vice-prefeito, reforçou a importância do PL como o maior partido político do Brasil, pediu apoio aos candidatos da coligação e criticou a intenção do Governo Denarium de disputar a Prefeitura, ao afirmar que ele quer destruir a cidade.
Por sua vez, Teresa chamou Arthur de guardião de “nossos sonhos e nossas conquistas”, defendeu as conquistas da gestão do sucessor e declarou que a Boa Vista não pode mudar o próprio caminho. Sem nominar o governador Antonio Denarium (Progressistas), chamou o grupo político do rival como “grupo do mal”.
Em vídeo, o presidente nacional do MDB, o deputado federal Baleia Rossi, afirmou que Arthur Henrique é referência nacional em gestão pública e tem perfil “incansável” na busca pela resolução dos problemas.
Coligação
A sigla emedebista confirmou a formação da coligação Boa Vista Para Todos para cargo majoritário também composta por PL, Cidadania, PSDB e DC (que já anunciou seus candidatos). É a maior aliança partidária anunciada nas convenções municipais de Boa Vista até o momento.
O MDB também anunciou 24 candidatos a vereador – sete deles compõem a base aliada do prefeito na Câmara Municipal e a maior bancada partidária da Casa. Buscam a reeleição: Bruno Perez, Dr. Ilderson, Guarda Jullyerre Pablo, Julio Cesar Medeiros, Regiane Matos, Thiago Fogaça e Vavá do Thianguá. O grupo ainda tem o ex-vereador Zélio Mota e estreantes, como o folclórico motorista de aplicativo Amansa Corno, a líder do bairro São Bento, Maria Izabel Vasconcelos, o apresentador televisivo Raniel Sousa. O PL também anunciou os candidatos à Câmara Municipal, como Deilson Bolsonaro, presidente estadual da sigla. O amigo pessoal de Bolsonaro reforçou que Arthur tem o apoio do ex-presidente. Ao todo, a coligação possui 96 nomes para o Legislativo (confira as listas dos candidatos a vereador de MDB, PL e PSDB ao final da reportagem).
Quem é Arthur Henrique
Arthur Henrique Brandão Machado nasceu em 19 de agosto de 1981, em Boa Vista. É casado com a secretária municipal de Gestão Social, Nathália Cortez, e pai de quatro filhas. Ele começou sua carreira na iniciativa privada, tendo trabalhado em duas gigantes multinacionais: a Siemens e o Capgemini.
Foi secretário municipal de Inclusão Digital (2013-2019) e de Educação e Cultura (2019-2020) na gestão da ex-prefeita Teresa Surita. Dela, foi vice-prefeito (2017-2020) eleito para seu primeiro cargo eletivo, com 121.148 votos (79,39%) concedidos à chapa.
Com o apoio de Teresa e de Romero Jucá, Arthur Henrique foi eleito, em 2020, prefeito de Boa Vista pela primeira vez com 116.792 votos (ou 85,36%, sendo o gestor mais bem votado entre as capitais brasileiras naquele ano). Em 2023, foi o mais bem avaliado prefeito de capital no Brasil em 2023, com 91,7% de aprovação.
Durante o mandato, Arthur Henrique comandou políticas públicas de destaque a nível nacional, como o programa Família Que Acolhe, avaliado por instituições nacionais e internacionais como referência no desenvolvimento da primeira infância.
Sua gestão prioriza investimentos em áreas como Social, Educação, Saúde, Infraestrutura, Urbanismo, Segurança e Empreendedorismo. Além disso, Arthur foca na modernização da cidade, com melhor infraestrutura em bairros mais afastados da zona central e em áreas rurais e indígenas.
“Nossa proposta é seguir transformando a cidade, reduzindo alagamentos, melhorando a qualidade de vida das pessoas. É uma política de entrega, uma política de compromisso com as pessoas para construir uma Boa Vista para todos”, afirmou o candidato à Folha.
Quem é Marcelo Zeitoune
Marcelo Zeitoune nasceu em 9 de janeiro de 1969, no Rio de Janeiro. É casado com Michele Marques Gutierrez e pai de quatro filhos. É médico ortopedista do Exército Brasileiro desde 1995, com pós-graduação em Administração Pública pelo IBMEC (RJ).
Em sua carreira militar, serviu em várias localidades do País. Chegou a Boa Vista em 2010 para atuar no Posto Médico do Comando da 1ª Brigada de Infantaria de Selva. Também trabalhou no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República nos governos Temer e Bolsonaro. Participou, ainda, da missão de paz da ONU (Organização das Nações Unidas) no Haiti, em 2005.
Ao público, Zeitoune destacou os meses de negociação pelo seu nome como candidato a vice e agradeceu a Bolsonaro pela indicação. “Sou novato na política. Minha área é médica trabalhei em vários hospitais – HGR [Hospital Geral de Roraima], Coronel Mota, Hospital da Criança, no Sul do Estado. Conheço muito bem os hospitais e tenho formação na gesta pública. Acho que é nessa área que posso contribuir com o senhor, Arthur”, discursou.
“É um médico que cuida das pessoas, é do Exército, e vamos caminhar pelos próximos quatro anos, se Deus permitir”, avaliou Arthur Henrique.
Confira os candidatos a vereador do MDB
- Amança Corno
- Antonio
- Brenda Peres
- Bruno Perez
- Cleia Pit Bull
- Délio Tupinambá
- Dr. Ilderson
- Edivan Silva
- Govinda Santos
- Guarda Jullyerre Pablo
- Iris Aquino
- Izabel Vasconcelos
- Julio Cesar
- Kátia do Povão
- Marcela Vieira
- Noélia da Silva
- Raniel Sousa
- Regiane Matos
- Rosimeire da Silva
- Thayza Vivian
- Thiago Fogaça
- Toni Carvalho
- Vavá do Thianguá
- Zélio Mota
Confira os candidatos a vereador do PL
- Alcerly Lima
- Cícera Marques
- Deilson Bolsonaro
- Dr. Fabrício Rocha
- Elber
- Gato Velho
- Horlando Trindade
- Joel Pereira
- José Freire
- Leão Branco
- Leidivivi
- Letícia Fiel
- Lúcia da Decoração
- Marcelão
- Marcelinho Reis
- Marília
- Miguel da Supranet
- Mirian Moreira
- Nando Pacaraima
- Neto
- Raimundo das Embalagens
- Sargento Priscila
- Subtenente Velton
- Valmir Moreira
Confira os candidatos a vereador do PSDB
- Ari da Prefeitura
- Beth Sindicato Civil
- Coronel Paiva
- Dra. Dizanete
- Edivan
- Edvaldo Santa Tereza
- Elivaldo do PAD
- Jota
- Julio Macuxi
- Leco Mota
- Leoma Ferreira
- Leonidas
- Luís da Aposentadoria
- Prof. Marcio Magalhães
- Roraima Veras
- Sandro Fofoca
- Sargento Fabrício
- Talya
- Vanessa Matos