Cotidiano

Usuários jogam lixo embaixo de plataformas da Praça Ayrton Senna

Resto de comida, sacos, garrafas, latas e descartáveis estão por todo canto; PMBV diz que empresa responsável pela limpeza teve um problema

O complexo poliesportivo Ayrton Senna, no Centro, virou uma lixeira a céu aberto. Quem frequenta o local reclama do excesso de lixo deixado principalmente atrás dos restaurantes e lanchonetes. Na área de alimentação, na Praça das Águas, as lixeiras também transbordam, o que acaba colocando em risco a saúde dos consumidores.
A Folha foi ontem, pela manhã, ao local e constatou a sujeira. Sacos, garrafas pet, copos, pratos descartáveis e muito papel espalhados nos canteiros e sob as plataformas. Segundo os donos de estabelecimento, o resto de comida também estaria atraindo cães de rua e isentos.
“Isso é uma falta de vergonha! Demonstra que nosso povo não tem educação. Como pode uma coisa dessas? Olha só quanto lixo! Parece que bicho frequenta este local, e não pessoas civilizadas”, reclamou um comerciante que preferiu não se identificar.
A dona de casa Roseane Lima, de 39 anos, passava pela praça e também opinou. “Quanta sujeira! O pior é que as moscas que sentam nesta porcaria vão sentar depois nos alimentos. É um risco grande de contaminação e proliferação de doenças. Cadê os órgãos responsáveis pela fiscalização?”, perguntou.
Comerciantes informaram à Folha que o carro coletor de lixo teria passado anteontem, dia 7. O lixo debaixo da plataforma e nos canteiros, segundo eles, foi jogado pelos próprios frequentadores da praça, jovens que se reúnem no local, inclusive, para usar drogas e ingerir bebidas alcoólicas.
“Tem que haver mais fiscalização aqui. Há brigas de galera e consumo de entorpecente debaixo dessas plataformas. No final, esses jovens ainda rasgam os sacos de lixo. E o resultado é este aí”, lamentou o vendedor ambulante Raimundo Filho, de 47 anos.
PREFEITURA – Por nota, ontem à tarde, a Prefeitura de Boa Vista informou que fez contato com a empresa responsável pela limpeza e a mesma informou que teve um problema na logística dos trabalhadores que fazem o serviço de varrição e catação em alguns pontos da cidade, incluindo as Praças Ayrton Senna e das Águas.
De acordo com a empresa, até a próxima semana o serviço deve ser normalizado, inclusive com reforço de equipes para colocar o trabalho em dia. A Prefeitura de Boa Vista orienta que a população deve ajudar na manutenção da limpeza da cidade. De acordo com a Lei Municipal 513/2000, jogar lixo nas ruas é crime passível de multa. (AJ)