Circulou na tarde desta quinta-feira, 04, por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp uma falsa reportagem atribuída a Folha de Boa Vista, que trazia informações sobre o senador Romero Jucá (MDB).
O texto dizia que o senador não poderia votar nestas eleições por suposto envolvimento na operação Lava Jato.
A matéria verdadeira publicada na Folha informa que ele será interrogado por suspeitas de corrupção.
A Folha de Boa Vista repudia esse tipo de montagem inferindo ao jornal boatos e informações de cunho inverídico e informa que está tomando as devidas providências sobre o caso.
FACT-CHECKING – Ampliando suas iniciativas para esclarecer a população sobre os problemas decorrentes da propagação de notícias falsas na internet – as chamadas de “fake news” -, a Folha de Boa Vista aderiu à campanha referente aos princípios de um jornalismo de credibilidade.
Em um mundo hiperconectado, com disseminação em massa de boatos, é fundamental que possamos checar informações e responder ao leitor de forma rápida e precisa, o chamado fact-checking.
A Folha amplia os esforços de importantes veículos de imprensa do mundo todo que também vem desenvolvendo iniciativas relevantes no mesmo sentido, como os jornais O Globo e os norte-americanos “The New York Times” e “The Washington Post” e os franceses “Le Monde” e “L’Express”.
Leia mais
RÉU NO SUPREMO – Romero Jucá será interrogado após testemunhas de acusação
#Oqueosolhosnãoveemagenteinvestiga.