Cotidiano

Serviço irregular causa reclamações por parte de moradores

Com atraso no recebimento das encomendas, os moradores relatam que não conseguem mais informações sobre paradeiro de pacotes

Tornou-se comum encontrar reclamações sobre os serviços de entrega feitos pelos Correios em Boa Vista. Com mercadorias retidas em agencias e correspondências sem chegar às casas, muitos precisam procurar outras medidas para evitar o prejuízo, mas nem sempre conseguem encontrar uma solução. Há mais de dois meses o biólogo Isaque Oliveira aguarda por uma encomenda e não faz ideia de quando pode receber.

Ao acompanhar o rastreamento de uma compra feita em uma loja online, percebeu que a última atualização ocorreu no dia 28 de agosto, informando que o pacote tinha saído de São Paulo e ainda não tinha chegado à capital roraimense. Sem mais informações, ele procurou uma das agências locais para saber o que poderia ter ocorrido, mas não conseguiu nenhuma resposta.

“Só mandam eu aguardar e esperar em casa porque as mesma informação que eu tenho no meu aplicativo é a que eles têm no computador dele, que não informa onda a mercadoria está”, disse. O biólogo contou ainda que ao ir na agência que fica em frente à Cadeia Pública, encontrou diversas pessoas relatando o mesmo problema de atraso e falta de informações, inclusive com clientes com datas de entrega já vencidas há mais de 45 dias.

Oliveira revelou ainda que a situação na agencia é de calamidade e que confusões são frequentes, tanto por parte dos moradores quanto dos funcionários, que dizem que podem processar a empresa para tentar resolver a situação. “Eu não quero processar porque isso demoraria mais ainda, eu só quero a minha encomenda porque já acabou o prazo de troca, se eu precisasse”, completou.

Durante as tentativas de conseguir informações sobre onde estava a encomenda, o biólogo procurou saber a existência de uma ouvidoria e descobriu que não tem em Roraima. Ele conseguiu falar com um funcionário que justificou os atrasos por conta da defasagem no número de funcionários contratados pela empresa. “Ele desabafou comigo, disse que quando as encomendas chegam ficam paradas mesmo e quase falou que estão sem diretor aqui. Quando há denúncias na mídia, eles fazem mutirão para poder atualizar o sistema”, revelou.

CORRESPONDÊNCIAS – Assim como relatado pela Folha, o atraso também está afetando as correspondências de boleto bancário. Conforme destacou a massoterapeuta, Lisabela Cavalcante, todos os boletos que chegam na sua residência já estão com as datas de vencimento expiradas.

O problema tem ocorrido há meses no bairro Jardim Floresta e que já parece ter se acostumado com a situação de tão frequente. “Sempre tem atraso, desde o começo do ano isso. A gente procura em sites e nas empresas para conseguir parar os boletos”, criticou.

Sindicato afirma que trabalho é excessivo para poucos funcionários

“A população precisa entender que a culpa não é do funcionário e sim da administração. Acham que é má vontade, quando na verdade é um acúmulo muito grande de serviço para pouca gente fazer”, garantiu o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios, Ariomar Lima. Segundo ele, existe um sucateamento na empresa por conta da falta de contratação e de concursos públicos para atender a demanda na cidade.

O último concurso público ocorreu em 2011 e desde então a estatal tem passado por algumas mudanças na gestão e na distribuição de encomendas. “A empresa está fazendo uma reestruturação interna e fez a criação do sistema Distribuição Domiciliária Alternada, que significa que o carteiro não vai passar todos os dias na sua rua, vai passar um dia sim e um dia não”, afirmou.

Atualmente é em torno de 50 carteiros atendendo toda a demanda, o que é um número expressivamente pequeno para o trabalho exigido pela cidade. O presidente enfatizou ainda que a empresa tem feito a extinção de alguns cargos para que haja a migração para o cargo de carteiro. Além desse ponto, há também a tendência de fechamento de algumas agências na capital e no interior, com o quadro de funcionários sendo transformados em carteiros ou que façam acordo de demissão.

“Mesmo com distribuição alternada, vai tendo um acúmulo de correspondência e como tem um efetivo pequeno e pelo excesso de trabalho, algumas pessoas adoecem e isso acaba prejudicando a atrasando mais a correspondência. São decisões administrativas que afetam a população”, completou.

O presidente defende a contratação de novas pessoas para que os problemas sejam resolvidos. Para isso, o sindicato tem procurado conversar com a superintendência da estatal e solicitado concursos públicos para que haja ampliação no serviço. “Pedimos também manutenção nos serviços, tanto nos carros e nas bicicletas. Muitas bicicletas quebram e precisam esperar o outro carteiro chegar da rua para sair. Não dá pra atender a população desse jeito, sem uma condição digna de trabalho”, revelou.

Correios dizem que não há atrasos

Por meio de nota, os Correios informaram que as entregas estão ocorrendo normalmente nas localidades citadas. Situações pontuais podem ocorrer e de imediato são adotadas soluções para cada caso. Para uma apuração pontual, é necessário acionar os canais de atendimento da empresa.

Sobre a questão dos prazos, esclarecemos que dependem do tipo de frete contratado na origem. Os Correios colocam-se à disposição pelo telefone 0800 725 0100 ou pelo site www.correios.com.br.

Em relação a situação denunciada pelo Sindicato e a falta de contrato, os Correios não responderam. (A.P.L)