Caracaraí tem 5 candidatos a prefeito

Cidade do Sul de Roraima tem 15.184 eleitores e não terá segundo turno. Pleito deste ano está marcado para 6 de outubro

Diane Coelho, Antonio Reis, Diego Farias, Gildeone Roque e Preto Severo (Fotos: Arquivos pessoais)
Diane Coelho, Antonio Reis, Diego Farias, Gildeone Roque e Preto Severo (Fotos: Arquivos pessoais)

A prefeita Diane Coelho (Progressistas), o ex-prefeito Antonio Reis (MDB), o bacharel em Direito Diego Farias (PSDB), o farmacêutico Gildeone Roque (Novo) e o pecuarista Preto Severo (PSB) vão disputar a Prefeitura de Caracaraí nas eleições municipais de 2024 (confira cada composição mais abaixo).

O prazo para os partidos políticos realizarem as convenções, os eventos que oficializam pré-candidatos como candidatos, terminou na segunda-feira (5). Os partidos têm até 15 de agosto para solicitar o registro das candidaturas à Justiça Eleitoral. A campanha começa oficialmente no dia 16 de agosto.

O primeiro turno está marcado para 6 de outubro. Caracaraí tem 15.184 eleitores e, mesmo se uma candidatura passar dos 50% dos votos, não terá segundo turno. Pela lei, há nova disputa em municípios com mais de 200 mil eleitores – em Roraima, apenas a capital Boa Vista cumpre esse requisito.

Diane Coelho

A prefeita de Caracaraí, Diane Coelho (Foto: Arquivo pessoal)

Candidata a reeleição, Diane terá Julinho como o postulante a vice-prefeito. A coligação Unidos Por Você (Progressistas, Republicanos e Podemos) tem 36 candidatos a vereador. A chapa tem o apoio do governador Antonio Denarium (Progressistas) e dos senadores Dr. Hiran (Progressistas) e Mecias de Jesus (Republicanos).

Antonio Reis

Ex-prefeito de Caracaraí, Antonio Reis (Foto: Arquivo pessoal)

Antonio Reis, que governou Caracaraí entre 1997 e 2004, terá como candidata a vice-prefeita Aldenir Santos (PL). Os dois encabeçam a coligação Experiência e Mudança (MDB e PL). O grupo está aberto para outras siglas que também desejam complementar a aliança.

Diego Farias

Bacharel em Direito, Diego Farias, é candidato a prefeito de Caracaraí (Foto: Arquivo pessoal)

O bacharel em Direito, Diego Farias, encabeça a chapa com a candidata a vice-prefeita Professora Kely (PSDB), que atualmente é vereadora. A coligação A Mudança é Agora (PDT e Federação PSDB-Cidadania) tem o apoio do presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Soldado Sampaio (Republicanos), dos deputados federais Albuquerque (Republicanos), Gabriel Mota (Republicanos) e Helena Lima (MDB), além dos deputados estaduais Cláudio Cirurgião (União Brasil), Gabriel Picanço (Republicanos), Idazio da Perfil (MDB) e Marcinho Belota (PRTB).

Gildeone Roque

Farmacêutico Gildeone Roque é candidato a prefeito de Caracaraí (Foto: Arquivo pessoal)

O farmacêutico Gildeone Roque vai encabeçar “chapa pura” com o candidato a vice-prefeito Pr. Valdivan Costa (Novo). Em sua primeira eleição, o partido não vai formar coligação com outras siglas para cargo majoritário. O grupo tem oito candidatos a vereador. O maior apoio notável vem do próprio partido: o ex-vice-governador Frutuoso Lins (Novo).

Preto Severo

Pecuarista Preto Severo é candidato a prefeito de Caracaraí (Foto: Arquivo pessoal)

O PSB, do senador Chico Rodrigues, também terá uma chapa pura em Caracaraí. O pecuarista Josimar Severo de Oliveira, conhecido como Preto Severo, terá como candidato a vice-prefeito Alderi de Souza Costa (PSB). O grupo tem 12 candidatos a vereador e está, por enquanto, aberto a coligar com outras siglas, por meio da coligação Caracaraí no Rumo Certo.