Mais de 330 mil eleitores devem ir às urnas neste domingo, 7, em Roraima, exercer o direito de voto nas eleições 2018. Todos os eleitores votarão com biometria. Ao todo, 1.172 urnas estarão dispostas em 320 locais de votação. Outras 218 foram reservadas para eventuais substituições. A votação inicia às 8h e termina às 17h (horário local).
A Justiça Eleitoral informou, durante coletiva de imprensa, que está preparada para o pleito 2018. Segundo
a presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima, desembargadora Tânia Vasconcelos, mais de 6.780 pessoas estão envolvidas em todo o processo eleitoral. O maior número é de mesários (4.688), mas o pleito contará também com 24 magistrados e 14 promotores do Ministério Público Eleitoral, além de 132 servidores do TRE-RR e 1482 agentes de segurança para o pleito eleitoral.
“Queremos uma eleição tranquila, segura e trabalhamos intensivamente para fazer deste um pleito eleitoral ordeiro e organizado. Temos plena convicção que fizemos nosso melhor para que o eleitor possa exercer seu direito à cidadania de forma plena”, explicou a desembargadora Tania Vasconcelos
ELEITOR PODE VOTAR USANDO CAMISA DO CANDIDATO
Os eleitores de Roraima que quiserem votar neste domingo com a camisa de seu candidato estão permitidos,
desde que a manifestação seja algo individual e não coletivo. A permissão foi dada pelo TSE e será seguida pelo TRE-RR conforme informou a desembargadora Tânia Vasconcelos.
De acordo com a resolução, fica estabelecido que a manifestação do eleitor usando peças de roupa deve ser feita de maneira individual e silenciosa. Também há a liberação de bandeiras, broches, dísticos e adesivos.
Está proibida a aglomeração de pessoas portando vestuário padronizado, uma vez que ficaria caracterizada uma “manifestação coletiva”, o que é proibido por lei. Esta proibição vale tanto para reuniões com carros – carreatas – como para uma mera aglomeração de pessoas nos locais de votação.
RORAIMA TERÁ 68 PONTOS DE TRANSMISSÃO DE DADOS
O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima vai utilizar, em todo o Estado, 68 pontos para transmissão de dados das urnas eletrônicas para o Sistema de Apuração das Eleições 2018. Os pontos de transmissão são necessários para agilizar a totalização dos votos, principalmente de seções que estejam em locais de difícil acesso.
Só na Capital, serão sete pontos de transmissão: cartórios das 1ª e 5ª zonas eleitorais, Centro Universitário
Estácio da Amazônia, Instituto Federal de Roraima (IFRR), Rede Cidadania Atenção Especial, escolas Ana Libória e Wanda David Aguiar. Neste caso, a transmissão de dados ocorre via VPN (rede privada virtual).
No interior do Estado e zona rural de Boa Vista, o TRE-RR definiu 48 locais distribuídos entre as escolas localizadas em comunidades indígenas, ribeirinhas, assentamentos rurais e vilarejos. Nesses pontos mais distantes, a Justiça Eleitoral utiliza um kit formado por um aparelho telefônico com tecnologia de comunicação banda larga via satélite, um notebook e solução de transmissão de dados JE Connect.
Haverá ainda 13 pontos de transmissão nas sedes das juntas eleitorais no interior do Estado. Nessas localidades, o procedimento de transmissão será feito por um link de rádio em alta velocidade com rede privada. O tempo estimado de transmissão dos dados de uma urna varia de 30 segundos a um minuto, dependendo das condições climáticas.
CONFIRA A ORDEM DE VOTAÇÃO
Em Roraima, 639 pessoas serão candidatas nessas eleições dos quais 143 são candidatas a deputado federal, 472 para deputado estadual, 11 para o Senado e cinco para Governo, além de 13 para Presidente da República. A votação na urna segue essa mesma ordem
Foram recebidos 683 pedidos de registro de candidatos aos cargos de governador, vice-governador, senador, suplentes, deputado federal e deputado estadual. Seiscentos e nove registros foram deferidos, três foram deferidos com recurso, 39 indeferidos e nove indeferidos com recurso, além de 19 renúncias.
Para o cargo de governador, foram deferidos os registros dos seguintes candidatos: Antonio Oliverio Garcia de Almeida (Coligação Agora é Roraima com Tudo), Fábio Gonçalves de Almeida (Frente de Esquerda Socialista) e Telmário Mota de Oliveira (Dê uma Chance para Roraima). Os registros da atual governadora e candidata à reeleição Maria Suely Silva Campos (Na Luta por Roraima) e do ex-governador José de Anchieta Júnior (Todos Por Roraima) foram deferidos, mas foram protocolados recursos.
As duas cadeiras no Senado Federal serão disputadas por 11 candidatos dos quais os pedidos de registro de Rudson Leite da Silva (Dê uma Chance para Roraima) e Christian Costa dos Santos (Patriota) foram indeferidos, mas apresentaram recurso.
Para concorrer às oito cadeiras na Câmara Federal, foram registrados 154 pedidos, dos quais 134 foram deferidos, 13 indeferidos, três indeferidos com recurso e quatro renúncias. Para disputar as 24 cadeiras da Assembleia Legislativa Estadual, 438 candidatos tiveram o registro deferido, um deferido com recurso, 23 indeferidos, cinco indeferidos com recurso e 14 renúncias.
Foram registrados ainda 22 candidatos a suplentes de senador e cinco candidatos ao cargo de vice-governador. Os interessados em saber mais informações sobre os candidatos podem acessar divulgacandcontas.tse.jus.br.
QUEDAS DE ENERGIA NÃO VÃO ATRAPALHAR ELEIÇÃO
Segundo o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-RR, Wanderlan Fonseca, as quedas de energia não atrapalham o andamento da eleição, pois cada urna possui uma bateria interna que dura em torno de seis a oito horas. Além disso, a Justiça Eleitoral dispõe de uma bateria externa para cada urna com duração de seis a oito horas.
“Em Roraima, existem 1.172 seções eleitorais. Foram disponibilizadas 1.390 urnas eletrônicas, sendo 218 de contingência (reserva). A falta de energia não vai atrapalhar o pleito”, garantiu.