O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) anunciou neste domingo (11) que conseguiu recuperar 100% das gravações das caixas-pretas do avião que caiu em Vinhedo (SP). Segundo o Brigadeiro Marcelo Moreno, que concedeu entrevista coletiva, foram obtidos com sucesso todos os dados de voz e informações dos momentos que antecederam a queda do voo 2883 da Voepass.
O Cenipa deve divulgar um relatório preliminar sobre o acidente em até 30 dias. Moreno destacou que a tripulação não emitiu nenhum alerta de emergência antes do impacto.
Além disso, ele explicou que, seguindo o Protocolo de Chicago, o Cenipa convidou a BEA, autoridade francesa de investigação de acidentes, para participar da investigação, uma vez que a aeronave foi fabricada na França. Membros da empresa canadense responsável pelo motor da aeronave também estão a caminho do local do acidente.
O avião ATR 72-500, de prefixo PS-VPB, despencou girando sobre um condomínio de casas em Vinhedo, como mostram vídeos compartilhados nas redes sociais, antes de colidir com o solo ao lado de residências. O acidente resultou na morte de 62 pessoas, sendo 58 passageiros e quatro tripulantes, tornando-se o sexto desastre aéreo mais fatal da história do Brasil.