O Coletivo Online, que oferta curso de capacitação gratuito, está com 500 vagas para Roraima. Voltado para jovens de 16 a 25 anos, com renda familiar de até dois salários mínimos e que finalizaram ou estão finalizando o Ensino Médio, o projeto é uma parceria do Instituto Coca-Cola Brasil com a Solar Coca-Cola, segunda maior fabricante do Sistema Coca-Cola do País.
O objetivo é facilitar o entendimento sobre o mercado de trabalho, bem como direcionar a juventude a vagas de trabalho, com dicas reais e atualizadas de como fazer um currículo, como se portar em uma entrevista e até mesmo organização e planejamento financeiro.
“O Coletivo é um dos projetos mais estimulantes que a Solar apoia, afinal de contas, impulsionar a juventude é fundamental para garantirmos mais oportunidades e uma sociedade mais dinâmica e produtiva. Neste curso são abordados temas como Plano de Vida, Planejamento Financeiro, Construção de Currículo, Preparação para Processos Seletivos e mais. Cada participante é cadastrado em nosso banco de vagas especialmente para jovens integrantes do programa. Dentre eles, pelo menos 30% dos jovens que se formam no Coletivo são inseridos no mercado de trabalho, por meio de empresas parceiras”, destaca Renata Melo, diretora regional da Solar Coca-Cola.
Além de online e gratuita, a capacitação está disponível em todo o território nacional. São, ao todo, 11 videoaulas, que podem ser maratonadas, basta ter uma conexão à internet para conseguir receber os vídeos. Após a capacitação, o jovem irá receber um Certificado de Conclusão para adicionar ao currículo e poderão se cadastrar em uma comunidade de vagas exclusivas de mais de 400 empregadores parceiros.
Para se inscrever é necessário cadastrar o mesmo WhatsApp que for fazer as aulas, através deste link: https://bit.ly/SOLAR2023
Atuação que gera impacto
A iniciativa Coletivo Online faz parte da Plataforma Coletivo Jovem, que tem como foco a empregabilidade de jovens de 16 a 25 anos, em situação de vulnerabilidade social. É considerado o maior programa de empregabilidade de jovens no Brasil. Desde o início de sua implementação, em 2009, a Plataforma já impactou mais de 350 mil jovens em comunidades brasileiras espalhadas por todos os 26 estados do país + DF, chegando a 2.413 municípios. Do total de beneficiados, mais de 105 mil tiveram acesso ao mercado de trabalho.