Uma aeronave foi apreendida e duas pessoas foram presas em atividade de garimpo no Território Indígena Yanomami (TIY), nesta terça-feira (13). O avião de asa fixa foi identificado durante um voo de reconhecimento na região.
A ação conjunta foi executiva pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), por meio da Divisão de Operações Aéreas (DOA-PRF), com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Agência Nacional de Aviação (Anac), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Força Nacional.
Conforme a PRF, o voo foi realizado em baixa altitude, próxima a morros e serras, a fim de dificultar sua visualização e aproximação. Após acompanhamento aéreo por meia hora, a aeronave pousou em uma pista clandestina, onde já havia dois veículos aguardando, que empreenderam fuga ao avistar a equipe. Após patrulhamento na mata, dois homens foram localizados e presos.
A aeronave estava em mau estado de conservação, sem os bancos e carregado com 550 litros de Diesel e combustível de aviação que seriam utilizados na logística do garimpo ilegal. O avião foi inutilizado pelo Ibama e os detidos foram encaminhados para a Polícia Federal.