Durante o mês de agosto, as escolas da Rede Municipal de Ensino estão organizando feiras de ciências de forma individual, como parte da primeira etapa da Feira de Iniciação Científica (FEIC 2024). O evento principal acontecerá entre 16 e 20 de setembro, reunindo trabalhos de estudantes de toda a rede.
Os projetos foram desenvolvidos em torno do tema nacional deste ano, “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”, em alinhamento com a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), programada para ocorrer de 14 a 20 de outubro.
Uma das primeiras escolas a realizar a feira foi a Escola Municipal Jael da Silva Barradas, que na quarta-feira, 14, exibiu 22 trabalhos dos alunos. Segundo Michel Silva, gestor da escola, a preparação incluiu atividades em sala de aula e visitas externas, como ao Bosque dos Papagaios e bairros próximos, para que os alunos pudessem entender melhor os biomas locais. Os estudantes aplicaram o conhecimento adquirido na construção de maquetes e outros materiais.
Pequenos Pesquisadores
O grupo do 3º ano, liderado pelo aluno Alberto Luís, de 8 anos, escolheu o tema “Biodiversidade alimentícia do Bioma roraimense e seus benefícios nutricionais”. Com o auxílio de uma profissional, os alunos exploraram plantas alimentícias não convencionais (PANCs) nos arredores da escola, descobrindo folhas e flores comestíveis.
Outro grupo, liderado por Manuelly Vitória, de 10 anos, do 5º ano, focou em “Energia renovável: Reflexões para o futuro sustentável”, criando maquetes que representavam diferentes formas de energia limpa, como eólica, hídrica e solar.
Sofia Pereira, de 9 anos, do 4º ano, participou com o tema “A importância da reciclagem do papel para o meio ambiente”. O grupo apresentou o impacto positivo da reciclagem na preservação de árvores e na economia de energia, além de contribuir para a redução de resíduos em aterros sanitários.