A Grande Loja Maçônica do Estado de Roraima (Glomerr) comemora seus 43 anos de fundação no dia 20 de agosto. Para marcar a data, será realizado um baile comemorativo no dia 17 de agosto, em celebração ao aniversário da loja e ao Dia do Maçom, segundo informou o sereníssimo grão-mestre Hugo Camargo.
“Vai ser um baile comemorativo ao aniversário da loja e em celebração ao Dia do Maçom, 20 de agosto. Como não podemos fazer uma festa na terça-feira, iremos realizar no dia 17”, explicou.
Em entrevista, Hugo Camargo destacou o papel da maçonaria na sociedade, fazendo uma analogia para explicar a estrutura da organização.
“A Grande Loja é como se fosse a diocese e as lojas, as igrejas. Em 1981 foi fundada a 3ª loja, a Sylvio Lofego Botelho nº 3, e a partir de três lojas pode-se fundar uma Grande Loja. Ao longo do tempo, fomos fundando várias lojas por todo o estado. Somos 14 lojas e aproximadamente 450 irmãos ativos regulares e em torno de mil que não estão regulares ou que são transferidos para outros estados”, detalhou.
Camargo também ressaltou que os trabalhos filantrópicos realizados pela maçonaria acontecem de forma discreta, visando sempre ajudar as comunidades mais necessitadas.
“A gente sempre vem fazendo ações beneficentes, de filantropia, nos municípios, bairros carentes, auxiliando os bairros mais necessitados”, afirmou.
O ex-grão-mestre, Sérgio Santiago, complementou sobre a função da maçonaria e o objetivo da instituição. “É melhorar a sociedade, buscando o aperfeiçoamento do homem. Para nós, é como se fosse uma escola. É um local em que discutimos os problemas e assuntos da sociedade, mas sempre com foco na melhoria”, comentou.