Produtores rurais têm até 30 de setembro para declarar o ITR 2024

O pagamento do imposto é obrigatório para todos os imóveis rurais, exceto nos casos de isenção e imunidade previstos por lei

A Faerr está atendendo os produtores no auditório do Sistema Faerr/Senar (Foto: Fernanda Marins/Senar)
A Faerr está atendendo os produtores no auditório do Sistema Faerr/Senar (Foto: Fernanda Marins/Senar)

Está aberto o prazo para a declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR), referente ao exercício de 2024. Os produtores rurais de Roraima devem realizar o procedimento até o dia 30 de setembro.

A Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Roraima (Faerr) está atendendo os produtores no auditório do Sistema Faerr/Senar, localizado na avenida Major Williams, 1080, bairro São Francisco, em Boa Vista, no horário de 07:30h às 13:30h. O serviço é gratuito e voltado exclusivamente aos produtores rurais.

Para realizar a declaração, os interessados devem ter em mãos o ITR 2023, ou mais recente, e o Certificado de Cadastro do Imóvel Rural (CCIR) 2023. Conforme o presidente do Sistema Faerr/Senar, Sílvio de Carvalho, o pagamento do imposto é obrigatório para todos os imóveis rurais, exceto nos casos de isenção e imunidade previstos por lei. “É importante que o produtor rural fique atento aos prazos de envio do documento, evitando assim multas e juros”, explica.

O ITR é um tributo federal cobrado anualmente das propriedades rurais. O pagamento é de responsabilidade do proprietário da terra, do titular do domínio útil ou do possuidor a qualquer título. A falta de declaração ou pagamento do ITR impede a venda do imóvel rural e a obtenção de financiamentos.

Leia a Folha Impressa de hoje