O bairro Pedra Pintada irá receber uma praça esportiva e sua primeira escola municipal. Ambas estarão localizadas na rua Pérola e beneficiarão os moradores dos bairros vizinhos, como Said Salomão, Monte Cristo, e a região do Bom Intento.
Segundo a Secretaria Municipal de Obras (SMO), o objetivo é melhorar a qualidade de vida das famílias e expandir o acesso à educação infantil em áreas que anteriormente não contavam com esses equipamentos.
“Os recursos fazem parte de um pacote de obras destinado a investimentos em infraestrutura, educação, saúde, lazer e assistência social. A praça em construção, com mais de 11.000 m², proporcionará opções de lazer para aproximadamente 6 mil moradores dos bairros Pedra Pintada e Said Salomão”, informou a secretária Deusiana Gouveia.
Tânia Maria, moradora do bairro e auxiliar de serviços gerais, elogiou as novas construções, destacando a proximidade da Unidade Básica de Saúde (UBS) e as melhorias em infraestrutura, educação e lazer. “Agora, a unidade está bem perto de casa, o que evita que eu precise me deslocar para outros bairros. Além disso, estou vendo a construção da praça e da escola, e é maravilhoso ver essas melhorias acontecendo para nós, moradores”, afirmou.
Praça esportiva
O projeto da Praça Esportiva inclui áreas de playground para crianças, espaço para piquenique, equipamentos de ginástica, academia, quadras de areia para futebol, vôlei e poliesportiva, bicicletários, lanchonetes, banheiros familiares, estacionamento, paisagismo integrado e acessibilidade.
Escola municipal
A nova escola municipal será voltada para a Educação Infantil, atendendo creche e pré-escola com capacidade para mais de 720 alunos. A infraestrutura contará com 16 salas, incluindo 8 salas para o ensino em dois turnos e 8 salas para creche em tempo integral. Além disso, a escola terá uma área pedagógica com salas de recursos e multifuncionais, e uma área de serviços que inclui refeitório, cozinha ampla e 22 vagas de estacionamento.
Histórico de investimentos
O processo de regularização do bairro Pedra Pintada começou em 2015, quando foi declarada Área de Especial Interesse Social (AEIS), permitindo que a área, anteriormente de ocupação irregular, recebesse investimentos públicos. Desde então, o bairro recebeu coleta de lixo regular, serviços de transporte público e escolar, além de infraestrutura como iluminação de LED, drenagem, asfaltamento e urbanização. Em 2022, a área foi oficialmente reconhecida como bairro pela Lei n° 2.253/22, e as vias receberam endereçamento com placas de identificação. Recentemente, a primeira UBS do bairro foi inaugurada na rua Macau.