O candidato a prefeito de Boa Vista, Mauro Nakashima (PV), propõe a criação do serviço de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), uma espécie de metrô a céu aberto, na capital Boa Vista. Ele defendeu a proposta durante a edição de domingo (18) do programa Agenda da Semana, da Folha FM (confira a entrevista completa ao final da reportagem).
- LEIA TAMBÉM: Conheça a vida de Mauro Nakashima
“Eu faria estudo de viabilidade já pensando em algo que já fizeram em algumas cidades: o VLT, mas acho muito caro. Mas acho possível começar a pensar e tentar implementar. Mas faria uma pesquisa muito forte em ULT (Ultra Light Rail), que é parecido com o VLT, mas é algo mais compacto, menor e o custo é mais viável […]. Eles são como bondes elétricos, modernos”, explicou o arquiteto urbanista, que foi o segundo candidato entrevistado pelo programa.
A ideia foi colocada em pauta enquanto ele defendia a diversificação dos meios de transportes na cidade. Ele citou, por exemplo, que incentivaria mais a caminhada e o uso de bicicletas para distâncias mais curtas. Para trajetos mais longos, ele colocaria mais ônibus – e até micro-ônibus.
Nesta reportagem, você também vai conferir outros assuntos da entrevista, como:
- Saúde
- Educação
- Serviço Público
- Segurança Pública
- Trânsito
- Infraestrutura e Urbanismo
- Meio Ambiente
- Corrupção
- Migração venezuelana
- Turismo
- Outras propostas
Saúde
Mauro Nakashima defendeu a integração de cadastros dos governos municipal, estadual e federal para aprimorar o fluxo de atendimento básico em Boa Vista e propôs políticas de saúde preventiva.
Questionado sobre uma solução para conter a superpopulação de animais de rua, Nakashima prometeu criar um centro de acolhimento de cães e gatos, o qual também tenha a função de doá-los para quem desejar adotá-los. Além disso, ele defendeu a conscientização da sociedade contra o abandono dos animais.
Educação
O candidato defendeu a continuidade de todas as políticas públicas de ensino de sucesso da atual gestão, com o aprimoramento delas. Além disso, ele propôs ampliar a capacidade de escolas e creches municipais e usar os atuais equipamentos públicos de forma eficiente. Nakashima também defendeu a contratação de mais servidores e aumentar a atenção a estudantes especiais.
Serviço Público
Mauro Nakashima apoia a valorização dos servidores municipais e benefícios extras para os funcionários de destaque. “Isso motiva quem não está no mesmo nível a avançar nesse sentido”, destacou o candidato, que também prometeu isonomia ao tratar reivindicações das categorias. “A minha visão é que haja um plano de carreiras para todos os servidores municipais, com aumento e que todos ganhem”.
Segurança Pública
O candidato defendeu a convocação de todos os 150 candidatos aprovados no concurso público da Guarda Civil Municipal (GCM) e a criação de postos comunitários da corporação em praças públicas e em áreas consideradas inseguras.
Trânsito
Nakashima reforçou que não pretende implantar viadutos na capital, pois acredita que esses tipos de obra são perfeitas para estimular a corrupção. “É algo extremamente caro que não resolve problemas. Minha principal proposta de gestão é a eficiência. Olho pela cidade e vejo desperdício de dinheiro público a todo momento”, criticou.
Para ele, uma das soluções para o trânsito boa-vistense é descentralizar o fluxo de avenidas sobrecarregadas, como a Carlos Pereira de Melo (responsável por ligar a zona Oeste à região central), por outras vias. Nakashima também prometeu proibir a entrada de alguns tipos de caminhões em perímetro urbano para evitar os congestionamentos e o aumento do número de buracos pelas vias.
O arquiteto também disse que o modelo de estacionamento rotativo Zona Azul, que onera o cidadão, é desnecessário para a capital. Nesse sentido, ele, que disse ser contrário a mais taxas e impostos, prometeu revitalizar completamente a região central da cidade, conectando a Praça do Centro Cívico com a Avenida Jaime Brasil e a Orla Taumanan.
“São modelos usados no mundo inteiro. Ruas para pedestres em que aumentam o comércio dessa área […]. Quando não se tem transporte público de qualidade, as pessoas vão usar carros e motos”, disse sobre o excesso de veículos que impõe esse contexto.
Infraestrutura e Urbanismo
Mauro Nakashima defendeu uma melhor distribuição urbanística e habitacional da cidade para otimizar o desenvolvimento econômico da capital. Ao defender a ideia, comparou Boa Vista com Vitória, capital do Espírito Santo.
Enquanto a população da capital roraimense tem uma densidade demográfica de 72,71 habitantes por quilômetro quadrado com uma população de 413.486 habitantes, a capital capixaba tem 3.324,33 pessoas por quilômetro quadrado com uma população de 322.869 habitantes e uma economia bem melhor: PIB (Produto Interno Bruto) per capita de R$ 85.035,67, diante dos R$ 30.906,19 da cidade de Roraima.
“A gente vai olhar vários lotes vazios que estão há décadas sem construir. Por exemplo, no Centro da cidade, que tem toda uma infraestrutura. Olha a oportunidade para criar moradias, apartamentos, comércios, lojas. Como a Prefeitura pode fazer aquele terreno privado ter uma função social e econômica? Se fizer um edifício de seis andares, ganha isenção de impostos, a Prefeitura vai ganhar a longo prazo. É uma troca inteligente onde você dá benefício pro empreendedor e, ao mesmo tempo, gera arrecadação”, destacou.
Mauro Nakashima revelou que desincentivaria o crescimento desordenado da cidade e que, portanto, proibiria a criação de novos loteamentos em localidades mais afastadas de Boa Vista. Para locais onde já existem pessoas morando, o candidato prometeu levar a infraestrutura necessária.
O arquiteto ainda prometeu fazer o esforço necessário para integrar governos municipal, estadual e federal ao citar ações, como uma parceria com a Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima), de responsabilidade do Estado, para impedir a intrafegabilidade pela cidade, referindo-se aos desnivelamentos e buracos de ruas e avenidas. Uma outra proposta é reurbanizar a avenida Ataíde Teive completamente.
O candidato ainda aproveitou para criticar a péssima qualidade do asfaltamento instalado por todo o Estado, que se deteriora rapidamente, e ainda a política de “tapa-buraco”. “Isso é ridículo. As nossas estradas ruas, quando olho isso, acho um absurdo”, afirmou.
Meio Ambiente
Mauro Nakashima reforçou a importância de ampliar a fiscalização municipal de igarapés da cidade e defendeu uma “infraestrutura verde e azul” para urbanizar e preservar integralmente as margens desses cursos d’água, por meio de parques lineares de lazer.
“Essa infraestrutura verde e azul na cidade de Boa Vista são fragmentadas […]. Precisamos fazer interligação pra que essas áreas sejam contínuas”, destacou ele, que criticou a canalização de igarapés e rios. “A água da chuva corre muito rápido e isso causa o alagamento da cidade”.
Nakashima também defendeu ações para transformar o desperdício da destinação de lixo em geração de emprego e renda, por meio da reciclagem e da melhor gestão de resíduos sólidos. “O que estamos desperdiçando como lixo tem muito valor”, destacou.
Corrupção
Nakashima defendeu o combate à corrupção. “Se vier candidato com esquema, com empresas, a corrupção nunca acaba. Gostaria sempre de enfatizar a importância de quebrarmos certas estruturas, por isso, a importância da renovação política”, ponderou.
Migração venezuelana
O candidato propõe um trabalho integrado com os governos federal e estadual para enfrentar os impactos da migração venezuelana em Boa Vista, disse esperar a melhoria da situação político-econômica da Venezuela e revelou se chatear com a xenofobia de parte da população local para com os migrantes.
“Me chateia os comentários xenofóbicos, por mais difícil que seja pra gente. Eu já fui migrante por muitos anos em outros países [como Austrália]. Eu estava ali pra contribuir. Senti orgulho em contribuir como migrante pra outro País. Vemos migrantes em nossa cidade, em vários cargos, empreendendo e ajudando nossa economia girar”, analisou.
Turismo
Para o candidato, Boa Vista precisa ser uma cidade mais bonita para atrair turistas e investir em ações, como a preservação de patrimônios e a consolidação da identidade cultural local. Nakashima defendeu que é preciso popularizar receitas gastronômicas de forma comercial e ainda uma integração entre portos fluvial e seco ao aeroporto da cidade.
Outras propostas
- Canal para a população avaliar o atendimento nos órgãos públicos;
- Descentralizar o poder do Palácio 9 de Julho com a criação de subprefeituras para aproximar a Prefeitura da população;
- Fomentar a ZPE (Zona de Processamento de Exportação) e a ALC (Área de Livre Comércio);
- Organizar a fiação de fibras ópticas por Boa Vista.