A 2ª edição da Corrida Patrulha Maria da Penha ocorrerá neste sábado, 24 de agosto, em Boa Vista. Organizado pelo Sindicato das Guardas Municipais de Roraima (SIGMURR) em parceria com as Secretarias Municipais de Segurança Urbana e Trânsito (SMST) e de Gestão Social (Semges), o evento tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do combate à violência doméstica.
A concentração dos participantes está marcada para as 17h, em frente à sede da SMST. A corrida contará com dois percursos: um de 2,5 km e outro de 5 km. Mais de 1500 pessoas já se inscreveram, e os três primeiros colocados nas categorias Masculino e Feminino receberão troféus, assim como a secretaria municipal com o maior número de participantes. Aqueles que não conseguiram se inscrever podem participar vestindo roupas nas cores branco ou lilás.
“A nossa corrida, que o ano passado foi um sucesso, esse ano vai ser um sucesso maior ainda. As inscrições já se encerraram, mas eu convido a todos que venham participar. Assim, ponha sua camisa lilás ou branca e venha correr conosco por essa causa. Vai ser muitíssimo divertido”, convida a coordenadora da patrulha Maria da Penha, GCM, Jéssyka Pereira.
A Patrulha Maria da Penha, criada em agosto de 2015, é formada por 16 guardas municipais, divididos igualmente entre homens e mulheres. O grupo é responsável por garantir o cumprimento das Medidas Protetivas de Urgência (MPUs) expedidas pelo Poder Judiciário, em parceria com o Tribunal de Justiça de Roraima. Nos últimos dois anos, a patrulha acompanhou 3.760 medidas protetivas, realizou 19.037 visitas e efetuou 123 conduções de agressores, incluindo casos de violência doméstica e outros crimes.
Kits
Os kits para os participantes inscritos na corrida serão entregues nos dias 21 e 22 de agosto, das 9h às 18h, na sede da SMST, localizada na Av. Cap. Júlio Bezerra, 1481, bairro 31 de Março. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 95 99118-5835.