Nesta sexta-feira, 12, o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, alterou o funcionamento de serviços públicos em Boa Vista. Feriado nacional, a data também é o momento de celebração do Dia das Crianças e em muitos estabelecimentos acaba sendo feriado prolongado.
A Prefeitura de Boa Vista, informou que nesta sexta-feira, 12, as repartições públicas municipais e as unidades básicas de saúde não funcionarão.
Serão mantidos apenas os serviços essenciais de coleta de lixo domiciliar, Guarda Municipal, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Urgência e Emergência do Hospital da Criança Santo Antônio, serviços da Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran) e a Central de Atendimento 156.
Transporte Público – os ônibus circularão com 85% da frota e táxi lotação de 8h às 12h. No sábado, 13, a frota de ônibus vai funcionar com 85% dos veículos e o táxi lotação das 6h às 14h. No domingo dia 14, os ônibus vão circular com 75% da frota, e o táxi lotação irá funcionar das 8h às 12h. Havendo aumento da demanda, a prefeitura disponibilizará ônibus extra.
PCRR – A Delegacia Geral da PCRR (Polícia Civil de Roraima) informa que o atendimento nas unidades policiais civis, durante o feriado prolongado, que compreende o período de 12 a 14 de outubro, será normal, em regime de plantão em todos os distritos da Capital para registro de Boletim de Ocorrência.
Para atender aos casos mais graves como APF (Auto de Prisão em Flagrante), TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência), e requerimento de Medidas Protetivas de Urgências, o atendimento será realizado na Central de Flagrantes, na sede do 5º DP (Distrito Policial) localizada na rua Parque Industrial, S/N, bairro Distrito Industrial.
O atendimento na DEAM (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) vai funcionar 24 horas para registro de Boletim de Ocorrência. Casos mais graves de violência contra a mulher devem ser encaminhados à Central de Flagrantes, dentre eles, o requerimento de Medida Protetiva de Urgência. Importante ressaltar que a DEAM funciona em novo endereço, na Casa da Mulher Brasileira, sendo que a entrada principal administrativa é pela rua Uriruacuera e a entrada com a entrada pelo portão lateral, localizada à rua Mau, S/N, bairro São Vicente.
CAERR – A Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caerr) informa que funcionará em regime de plantão para atendimento de manutenção das redes de água e esgoto, bem como das estações de tratamento e estações elevatórias. As agências de atendimento estarão fechadas, porém, o serviço de call center funcionará normalmente.
A Caerr orienta aos clientes que necessitarem de atendimento durante o feriado, que entrem em contato com a empresa pelos canais de atendimento disponíveis, como a Central de Atendimento, 0800.280.9520, de 8h às 18h, pelo aplicativo Caerr Mobile (disponível para Android e IOS) ou por meio do portal da Companhia, www.caerr.com.br.
SESAU – As unidades de saúde que realizam atendimentos de urgência e emergência como o Pronto Atendimento Airton Rocha, Pronto Socorro Francisco Elesbão, HMINSN (Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth) e PACS (Pronto Atendimento Cosme e Silva) funcionarão normalmente.
As unidades de saúde do interior do Estado que possuem o serviço de urgência e emergência também funcionarão ininterruptamente para esta finalidade. A Central Estadual de Regulação do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) também manterá suas atividades normais, durante 24 horas, durante todo o feriado.
Já as unidades que fazem atendimento ambulatorial, como CECM (Clínica Especializada Coronel Mota), CRSM (Centro de Referência de Saúde da Mulher), Nerf (Núcleo Estadual de Reabilitação Física), CCDI (Centro de Cardiologia e Diagnóstico por Imagem), bem como os setores administrativos não funcionarão na sexta-feira, feriado do Dia de Nossa Senhora Aparecida.
Os Caps (Centros de Atenção Psicossocial) funcionarão atendendo apenas aos pacientes já internados e voltam a receber pacientes externos na próxima segunda-feira. O Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) atenderá apenas doadores agendados.
CBMRR – O Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) vai reforçar seu efetivo operacional ordinário durante o período de 12 a 14 de outubro. Serão empregados bombeiros especialistas em atendimento pré-hospitalar, combate a incêndios, salvamento em altura, terrestre, veicular, operações de busca e salvamento e operações de mergulho. Além dessas atividades o CBMRR manterá exclusivamente no domingo, duas equipe de guarda vidas no Rio Branco, destinado ao trabalho de orientação e prevenção a acidentes aquáticos.
Em Boa Vista, o serviço funcionará com dois Caminhões da Companhia de Combate a Incêndio, com capacidade de 10 mil litros cada; duas unidades de resgate com as ambulâncias do Resgate Urbano a Acidentados. O serviço ordinário ainda conta com uma caminhonete da Companhia de Busca e Salvamento, além das guarnições de combate a incêndios florestais preparadas para atender eventuais chamadas dessas ocorrências na área urbana e rural de Boa Vista.
Em Caracaraí, Rorainópolis e Pacaraima os bombeiros manterão diariamente os serviços nas companhias com caminhões de combate a incêndios e equipes do Grupamento de Busca e Salvamento. Em todos os quartéis há mergulhadores escalados nos plantões.
Todas as ocorrências envolvendo vítimas presas em ferragens, incêndios em residências, comércios e veículos, entre outras, devem ser comunicadas imediatamente a Central de Operações do Corpo de Bombeiros Militar pelo telefone 193.
PMRR – A Polícia Militar de Roraima ( PMRR) vai manter o policiamento em Boa Vista e no interior. Na Capital será intensificado policiamento em pontos estratégicos, de corredores comerciais e bancários.
Todo policiamento na Capital conta com apoio das Unidades Especializadas da corporação, como Giro (Grupamento Independente de Intervenção Rápida Ostensiva), Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), Força Tática, além da Cipa (Companhia de Companhia Independente de Policiamento Ambiental).
No interior, a Polícia Militar vai intensificar as ações de segurança na região do passarão, além dos municípios de Caracaraí e Alto Alegre. A área urbana de Rorainópolis, São Luís Baliza, e Caroebe também contarão com reforço no policiamento. O CPI (Comando de Policiamento do Interior) ressalta que as regiões da vila Félix Pinto e Samaúma já contam com policiamento permanente, dando mais segurança aos moradores das localidades.