As obras no Teatro Municipal de Boa Vista, localizado no cruzamento das avenidas Glaycon de Paiva com Castelo Branco, no bairro São Vicente, zona Sul, continuam em ritmo lento. O prazo para a entrega expirou em 2012. A equipe de reportagem foi até o teatro para averiguar o andamento da obra e constatou que apenas dois funcionários estavam trabalhando no local.
A obra, anunciada em 2010 pelo então prefeito Iradilson Sampaio, custou aproximadamente R$ 41,9 milhões aos cofres públicos. Os recursos foram oriundos do Ministério do Turismo. A estrutura de concreto, que envolve o reboco e a cobertura do prédio, já foi concluída. Porém, algumas rachaduras, cobertas por camadas de reboco, podem ser percebidas. Entre as fases restantes, faltam o aterramento e a pavimentação externa do prédio, além do acabamento e pintura.
De acordo com o Portal da Transparência, somente nos últimos três meses foi repassado R$1,83 milhão em verbas para a conclusão das três fases restantes para a conclusão da obra, prevista para acontecer em dezembro deste ano.
O projeto do prédio contempla três níveis com 12.107 m² de área construída, com 30 salas para atender diversas ações, como reunião, ensaio, área administrativa, depósitos, banheiros, camarins e aulas. Além disso, toda a estrutura será adaptada com acessibilidade.
Segundo um vizinho do teatro, que preferiu não se identificar, a construção valorizou o valor dos imóveis próximos, em torno de 15% a 30%. “Ficaram mais valorizados, mas ninguém quer comprar porque acham que o teatro vai demorar a ficar pronto”, disse.
SEM TEATRO – Boa Vista é a única capital do país que não possui um teatro municipal. Enquanto os moradores esperam ansiosos pela inauguração de um, o Teatro Carlos Gomes, no Centro, está há anos abandonado, sendo destruído pelo tempo. O mato e até cupins tomam conta do espaço.
PREFEITURA – Em nota, a Secretaria Municipal de Comunicação (Semuc) informou que já concluiu três etapas da construção do Teatro Municipal. Segundo a prefeitura, aproximadamente 30 funcionários trabalham atualmente nas instalações de climatização e esquadrias, montagens dos tablados e acabamentos internos. “A previsão é que os trabalhos sejam finalizados em dezembro deste ano”, afirmou. Alegou ainda que o atraso da obra está relacionado ao atraso na liberação dos recursos por parte do Ministério do Turismo.
Sobre a denúncia do comprometimento na estrutura física do teatro, a prefeitura esclareceu que é “infundada”, pois não existe nenhuma possibilidade do comprometimento da estrutura já concluída. “As equipes de engenharia da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo fazem vistorias periódicas, garantindo a segurança da obra”, afirmou a nota.
CONSTRUTORA – A Folha conversou com uma das engenheiras responsáveis no local, mas ela informou que a Tenco Construtora, empresa responsável pela obra, não se manifesta a respeito. (L.G.C)
Cotidiano
Obra segue de forma lenta desde 2010
Construção era para ter sido concluída em 2012, mas Prefeitura alega atraso de repasses federais