As salas de vacinação dos municípios de Roraima estão passando por uma auditoria nacional para avaliar o Programa Nacional de Imunizações (PNI). Dez salas de vacinação em Boa Vista, Cantá, Pacaraima, Bonfim e São João da Baliza já foram inspecionadas.
A ação é coordenada pelo Tribunal de Contas do Estado de Roraima (TCERR) em conjunto com Tribunal de Contas da União (TCU) e mais 19 tribunais. A auditoria tem como foco verificar a adesão de estados e municípios aos sistemas de informação, controlar estoques e perdas de vacinas, e examinar a implementação da estratégia de microplanejamento nas ações de vacinação, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde (MS).
A fiscalização verifica equipamentos da rede de frio estão adequados e mantidos, se há controle de perdas de vacinas, se o armazenamento e distribuição garantem a disponibilidade nas salas de vacinação, e se os profissionais de saúde estão treinados para lidar com a hesitação vacinal. Também examina as ações de vacinação de rotina, focando em cinco vacinas essenciais para crianças de até um ano: Pentavalente, Tríplice Viral, Pneumocócica, Meningococo C e Poliomielite.
Os dados coletados serão condensados em um relatório preliminar. A auditoria será concluída até dezembro, com a publicação de um Sumário Executivo que detalhará a gestão de vacinas e ações de vacinação, visando melhorar as coberturas vacinais no país.
No Brasil
A nível nacional, 246 salas de vacinação em 99 municípios já foram inspecionadas, além de 33 centrais estaduais e regionais e 93 centrais municipais e regionais. Durante as inspeções, foram examinados documentos, equipamentos, estrutura física e armazenamento de vacinas, além da atuação dos profissionais envolvidos. Além disso, uma pesquisa eletrônica envolveu 27 estados e 2.304 municípios para avaliar a implementação do PNI em nível local.