Cinco doenças e problemas na pele que podem ser causadas por falta de filtro solar diário

Os dermatologistas recomendam que o filtro solar seja aplicado no rosto e corpo pelo menos quinze minutos antes de sair de casa,

Confira agora uma lista de enfermidades  pela ausência do filtro solar (Foto; Carlos Rocha)
Confira agora uma lista de enfermidades pela ausência do filtro solar (Foto; Carlos Rocha)

O uso de filtro solar diário é recomendado por todos os dermatologistas, considerando a necessidade do bloqueio da radiação ultravioleta (UV) emitida pelos raios do sol, que causam sérios danos na pele. Algumas doenças e problemas de saúde podem ser causadas pela falta do produto, que pode ser encontrado facilmente em mercados e farmácias com preços variados.
Os dermatologistas recomendam que o filtro solar seja aplicado no rosto e corpo pelo menos quinze minutos antes de sair de casa, mesmo em dias nublados e se você for ficar em ambientes fechados.

Confira agora uma lista de enfermidades causadas pela ausência do filtro solar:

Melanoma
Um dos tipos mais agressivos de câncer de pele é o melanoma. A doença atinge qualquer parte do corpo e pode ser identificada por manchas, sinais ou nódulos. A forma de tratamento em casos iniciais pode ser feita com medicamento e em casos mais graves com quimioterapia, radioterapia e cirurgia.

Carcinoma basocelular
O carcinoma basocelular é um tipo de câncer de pele menos grave que o melanoma e consiste no aparecimento de pequenos tumores de forma arredondada na região do rosto e do pescoço. Embora o tipo mais comum, não deixa de ser menos perigoso. A doença pode atingir os ossos e a cartilagem, sendo necessário tratamento com creme ou cirurgia.

Carcinoma espinocelular
O carcinoma espinocelular é mais comum em pessoas com a pele clara e olhos claros, sendo a probabilidade mais alta em pacientes homens do que mulheres. A doença aparece em forma de verrugas, lesões que não saram ou manchas irregulares nos lábios, língua, boca e outras regiões. A chance de cura é muito alta, mas quando não tratado pode desenvolver complicações em alguns órgãos.

Melasma
O melasma é quando aparecem manchas na pele, causada por exposição média a longo prazo no sol sem o filtro solar. Inclusive, o melasma pode inclusive fazer com que a textura da pele fique mais áspera e perca a elasticidade.

Envelhecimento precoce
A exposição intensa ao sol e a falta de filtro solar todos os dias a longo prazo causa sinais de envelhecimento precoce, como linhas finas, aparecimento de rugas e perda de elasticidade da pele e acne.

A orientação principal, além do uso correto do filtro solar de acordo com o seu tipo de pele e reaplicar o produto durante o dia, é fazer um acompanhamento com um profissional da dermatologia, para investigar possíveis manchas e sinais, com objetivo de possíveis diagnósticos precoces e tratamentos.