Após as semanas de pausa para as férias de verão, a temporada de corridas da Fórmula 1 retorna neste domingo. O Grande Prêmio da Holanda, disputado no circuito de Zandvoort, marca o começo do segundo semestre da F1 e será a 15ª corrida de 2024.
O anúncio animou os fãs que aguardavam ansiosos pelo retorno, em especial os fãs do holandês e atual campeão da F1, Max Verstappen, que correrá em casa. O piloto venceu o GP da Holanda nos últimos três anos.
Entre os comentários, havia fãs torcendo por seus pilotos favoritos, animados com a volta, e aqueles que, em formato de memes, expressavam suas preocupações sobre as equipes. Em um deles, um fã tuitou: “Não sei se fico feliz ou triste.”, ao anúncio de race week feito no X.
Sobre o GP da Holanda
O Grande Prêmio da Holanda foi realizado pela primeira vez em Zandvoort em 1952, mas foi removido do calendário da Fórmula 1 em 1985 após problemas financeiros e de infraestrutura, retornando apenas em 2021, depois de mais de 30 anos em hiato.
O circuito de Zandvoort conta com 72 voltas, com 4,259 km de extensão e 14 curvas, apresentando curvas de alta velocidade, como a famosa Tarzanbocht, uma curva de 180 graus logo após a reta principal. Por ser um percurso estreito e ondulado, o circuito não possui muitas oportunidades de ultrapassagem e desafia a precisão e as habilidades dos pilotos.
Este ano, o GP da Holanda acontece entre os dias 23 e 25 de agosto, começando com o primeiro treino livre (TL1) na sexta-feira (23), às 7h30. O segundo treino livre (TL2) ocorre às 11h. No sábado, 24, as atividades começam às 6h30 com o terceiro treino livre (TL3) como um preparatório para a sessão qualificatória, que acontece às 10h. A corrida principal será no domingo, 25, às 10h.