O termo fast-food (na tradução literal para o português ‘comida rápida’) é voltado para produção ligeira de alimentos, normalmente já pré-preparados e que precisam apenas de uma finalização. No entanto, a frase acabou se tornando um sinônimo de comidas mais pesadas e associadas à frituras, açúcar e gordura como pizzas, sanduíches e batata frita. Mas, de todas elas, existe alguma que seja mais prejudicial à saúde? Segundo especialistas da área de nutrição, a resposta é sim.
Conforme os profissionais, os fast-food que incluem fritura estão em primeiro lugar como os mais prejudiciais, pois possuem um alto teor de gordura trans e açúcar, ligado ao aparecimento de doenças como a diabetes tipo 2 e problemas no coração. As comidas rápidas desse tipo mais comuns são as batatas fritas e os donuts, especialmente aqueles com recheios e coberturas doces.
Na sequência aparecem as pizzas e os sanduíches, tipo hambúrgueres, pois também são ricos em sódio e gordura saturada. Essa concentração em excesso colabora para doenças como hipertensão, além do sobrepeso e obesidade.
O cachorro-quente também aparece na lista, pois a salsicha é uma carne processada que contém altos níveis de gorduras saturadas e conservantes, que favorece a inflamação do pâncreas e aumenta o risco do câncer pancreático. Além disso, os ‘hot-dogs’ normalmente também trazem muitas opções de acompanhamentos, que vão de molhos de carne, frango, bacon, calabresa e batata palha, o que só contribui para a quantidade de alimento consumida. Por fim, as bebidas com muito açúcar, como refrigerantes e os milk-shakes, podem também aumentar a resistência à insulina, o que prejudica o tratamento da diabetes.
A recomendação dos profissionais, no caso da procura por uma comida rápida, é optar por opções mais saudáveis, como saladas, sucos e com uma alimentação mais balanceada, com proteínas e fibras.
Vale ressaltar que não há problema em se alimentar de vez em quando com um fast food se é o que você gosta de consumir. A orientação é ter cuidado com excessos. Inclusive, o tipo de venda do fast-food contribui para o consumo exagerado, pois em muitos casos há promoção para os combos e porções maiores de comida, portanto, é preciso ficar atento com o que se come e com as quantidades.
FAST-FOOD: da pizza ao sanduíche, qual o mais prejudicial para a saúde?
O termo 'Fast Food' acabou se tornando um sinônimo de comidas mais pesadas e associadas à frituras