O escritório é um ambiente pensado para criação e nada mais justo do que criar um espaço que estimule a originalidade, concentração e produtividade. No entanto, na hora de montar seu lugar, nem todo mundo consegue o resultado que deseja. E, segundo especialistas de design de interiores, isso se dá por conta da escolha das cores do local.
A psicologia das cores é um estudo que analisa o comportamento humano em relação às cores, verificando os efeitos que cada tom tem sobre a pessoa. Por exemplo, é dito que cores mais quentes como amarelo e o laranja, são associados a felicidade e alegria, já tons mais frios, como o azul e o lilás, dão sensação de harmonia e paciência.
Portanto, de acordo com os profissionais da área, existem sim algumas cores que podem sim colaborar e impactar de forma positiva no seu trabalho.
Confira:
Azul claro
Segundo o portal Best Life, o azul claro é conhecido por ser uma cor calmante por lembrar a cor do céu e do oceano, o que faz com que o cérebro tenha uma boa resposta à natureza. O tom é estimulante o suficiente para motivar para um dia de trabalho, mas não é forte demais para deixar alguém muito estimulado.
Verde claro
Um tom mais claro de verde, ligado à natureza como tons pasteis e de oliva, também são indicados para ambientes de escritório. É dito que o tom acalma e ajuda o corpo a se manter ativo durante o dia, além de significar abundância e felicidade.
Amarelo Claro
Se você é do time dos tons solares, o amarelo mais claro é uma boa opção. A cor quente ajuda a aumentar a criatividade e produção. Estudos apontaram ainda que participantes expostos às paredes amarelas se saíram melhor em testes de memória do que em outras cores.
Rosa Pastel
Se você prefere ambientes mais coloridos, o rosa pastel também é outra ótima opção. É dito que o rosa causa a emoção da calma e ajuda a relaxar a tensão e ansiedade, ideal para escritórios e ambientes de atendimento de pacientes, por exemplo.
Cinza
O cinza é indicado pela sua pluralidade e possibilidade de combinar com vários outros tons, deixando um balanço e harmonia no seu ambiente de trabalho. O tom também é reconhecido por garantir mais produtividade e foco.
Branco
Por fim, o branco, que nada mais é do que uma parede simples e neutra. Profissionais aconselham que um escritório com paredes brancas deve priorizar a luz natural, que aumenta o alerta e a performance em tarefas cognitivas.