Por volta das 18h30 do domingo, dia 14, o detento Irenilson Oliveira de Souza, de 20 anos, foi encontrado morto por enforcamento, pendurado em uma corda, dentro de uma das celas da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), localizada na zona rural de Boa Vista. A motivação do crime não foi esclarecida.
De acordo com as informações preliminares, os detentos chamaram a equipe de plantão de agentes penitenciários para dizer que o preso estava morto. Depois de confirmaram a informação, os agentes penitenciários e os policiais militares acionaram a Perícia Criminalística e o rabecão do Instituto de Medicina Legal (IML) para fazerem o trabalho pericial e a remoção do corpo.
O corpo de Irenilson foi levado para a IML e foi submetido ao exame cadavérico antes de ser liberado aos familiares. Ele estava preso na Pamc desde o dia 28 do mês passado, depois de supostamente matar a companheira, Luciene de Souza, de 35 anos, a golpes de terçado. O crime ocorreu no final da tarde do dia 27. Irenilson foi preso em flagrante.
O caso aconteceu na propriedade onde o casal vivia, quilômetros após a Vila Félix Pinto, às margens da BR-432, município do Cantá. A motivação do crime pode ter sido ciúmes depois de uma briga por ingestão de bebida alcoólica. A Polícia também vai apurar as informações de que Irenilson desenvolveu um quadro de depressão desde que foi preso e teria praticado o suicídio, por arrepender-se do crime.
De acordo com a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), o detento foi encontrado sem sinais vitais na Ala 12 do Presídio e destacou que as causas da morte serão investigadas. (J.B)