CONTEÚDO PATROCINADO

ESTREITANDO LAÇOS: Ações da Ouvidoria da ALE-RR alcançam mais de 15 mil pessoas

Equipes têm intensificado trabalho nos municípios do interior, escolas estaduais e Câmaras Municipais

Durante as ações da Ouvidoria-Geral da ALE-RR população conhece as funções do órgão e como acessar os canais de atendimento  (Foto: Marley Lima)
Durante as ações da Ouvidoria-Geral da ALE-RR população conhece as funções do órgão e como acessar os canais de atendimento (Foto: Marley Lima)

A Ouvidoria-Geral da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) segue atuando para aproximar a população do parlamento. As ações realizadas pelas equipes do setor já alcançaram mais de 15 mil pessoas em todos os municípios do Estado. Como resultado, o número de demandas protocoladas depois das atividades chegou a 231 (121, em 2023, e 110 de janeiro a agosto de 2024).

Para o presidente do Poder Legislativo, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), fortalecer esse trabalho é importante para conhecer as reais demandas da sociedade, pois é através da Ouvidoria-Geral que a Casa tem conhecimento das denúncias, reclamações, elogios e sugestões de melhorias dos serviços públicos.

Presidente do Poder Legislativo, deputado Soldado Sampaio (Foto: Nonato Sousa/ SupCom ALE-RR)

“Muitas pessoas não sabiam da existência deste canal de comunicação. Por isso, as ações da Ouvidoria-Geral foram pautadas, nos últimos meses, na divulgação do setor, indo até os municípios do interior, ouvindo os moradores, realizando palestras informativas, propondo a criação de ouvidorias em órgãos públicos, e o resultado não poderia ser diferente, senão o sucesso das atividades”, declarou Sampaio.

Neste ano, a Ouvidoria-Geral da Assembleia Legislativa de Roraima foi destaque em um evento nacional, por apresentar dois projetos considerados inovadores: a Ouvidoria Itinerante, que leva informação à população e aos órgãos públicos; e a Ouvidoria Estudantil, que promove dentro das escolas estaduais palestras informativas e orientativas e debates sobre como implementar canal de escuta nas unidades de ensino.

Servidores levam informações de como o setor funciona e como as demandas podem ser protocoladas (Foto: Eduardo Andrade/ SupCom ALE-RR)

Pé na estrada!

Serviços da Ouvidoria-Geral chegaram a todas os municípios do Estado (Foto: Eduardo Andrade/ SupCom ALE-RR)

Desde o ano passado, as equipes da Assembleia Legislativa colocaram o pé na estrada e levaram panfletagem, seminários e momentos de escuta para todos os 15 municípios de Roraima, implementando ouvidorias em dois deles: Caracaraí, na Escola Estadual Presidente Castelo Branco; e na Câmara de Vereadores de Pacaraima. Além disso, visitou comunidades indígenas e 14 escolas estaduais, detalhando a atuação da Ouvidoria-Geral. Mais de 650 alunos foram alcançados.

“Os números mostram que nosso trabalho tem dado certo e vem sendo bem recebido pela população. Toda nossa equipe tem trabalhado intensamente em campo, seja nas escolas, nos bairros de Boa Vista, em vilas, municípios do interior e até em comunidades mais distantes. Nosso intuito é aproximar a população do parlamento e mostrar que o cidadão pode contar com nosso apoio para resolver suas demandas”, declarou o ouvidor-geral da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Isamar Júnior (Podemos).

Deputado Isamar Júnior é o ouvidor-geral do Poder Legislativo (Foto: Eduardo Andrade/ SupCom ALE-RR)

Em agosto deste ano, por exemplo, foi criado o canal de escuta na Escola Mário David Andreazza, em Boa Vista, que deve seguir regras estabelecidas pelo Poder Legislativo. O aluno Enzo Endrew da Silva, eleito o vice-ouvidor, disse que o projeto pode trazer melhorias para todos e o novo espaço é uma ferramenta fundamental no âmbito escolar.

Enzo Endrew da Silva foi eleito vice-ouvidor da Escola Mário David Andreazza (Foto: Marley Lima/ SupCom ALE-RR)

“Eu acho importante esse projeto que a Assembleia está trazendo, porque constrói ponte de comunicação entre os alunos e a gestão da escola e ajuda a comunicar o que pode melhorar, ouvindo o próprio estudante que passa por problemas todos os dias”, avaliou.

Baixo Rio Branco

Seis comunidades ribeirinhas foram visitadas durante o Ouvidoria Itinerante no Baixo Rio Branco (Foto: Rafael Moura)

Recentemente, as equipes do Legislativo se aventuraram em águas: levaram os serviços do departamento para a região do Baixo Rio Branco, onde seis comunidades ribeirinhas foram visitadas. De acordo com o diretor da Ouvidoria-Geral, Manoel Batista, após a visita 15 processos foram abertos a partir de solicitações de moradores da localidade, o que para ele mostra a credibilidade da Assembleia.

Diretor da Ouvidoria-Geral da ALE-RR, Manoel Batista (Foto: Alfredo Maia/ SupCom ALE-RR)

“Parte dessas demandas foi solucionada e outras estamos aguardando as manifestações dos órgãos competentes. Então percebemos que o trabalho que foi iniciado em 2023, o qual estamos dando continuidade em 2024, tem a credibilidade da população e leva conhecimento para os cidadãos. Hoje, toda a sociedade, de Norte e Sul do Estado, tem sido alcançada e trazido suas demandas. Tanto é que as expectativas são de superarmos o total de demandas registradas no ano passado”, projetou o diretor.

Até dezembro, o setor espera implementar novas ouvidorias estudantis, tendo em vista que, semanalmente, se reúne nas escolas para discutir a ideia. Além disso, também espera instalar mais espaços de escutas em duas prefeituras: de Alto Alegre e do Cantá, onde as tratativas estão avançadas.

Como acessar a Ouvidoria-Geral?

Ouvidoria-Geral funciona na Avenida Santos Dumont, nº 1470, bairro Aparecida (Foto: Jader Souza/ SupCom ALE-RR)

Quem deseja conhecer o trabalho da Ouvidoria-Geral pode acessar o site do parlamento ou se dirigir até a sede da instituição, localizada na Avenida Santos Dumont, nº 1470, bairro Aparecida, zona Norte de Boa Vista. Os serviços funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Já em Rorainópolis, o núcleo funciona na Rua Maranhão com a Ulysses Guimarães, s/n, nos mesmos dias e horários. O atendimento virtual pode ser feito pelos números (95) 98402-2474, em Boa Vista, e o (95) 98402-7039, em Rorainópolis, ou ainda via e-mail.