Motorista é autuado por crime ambiental ao transportar 1.200 litros de diesel irregularmente

O condutor foi enquadrado no artigo 56 da Lei de Crimes Ambientais, que trata do transporte de substâncias tóxicas, perigosas ou nocivas à saúde humana ou ao meio ambiente, em desacordo com as normas legais

Além disso, o caminhão utilizado para o transporte apresentava várias infrações, incluindo a ausência de sinalização adequada. (Foto: Divulgação/PCRR)
Além disso, o caminhão utilizado para o transporte apresentava várias infrações, incluindo a ausência de sinalização adequada. (Foto: Divulgação/PCRR)

Um motorista de 30 anos foi autuado pela Polícia Civil de Roraima (PCRR) por crime ambiental ao ser flagrado transportando 1.200 litros de diesel de forma irregular no município de Amajari, na última quinta-feira, 22. A operação, conduzida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), resultou na detenção do condutor, após a identificação de diversas irregularidades no transporte do combustível, considerado perigoso.

De acordo com o delegado de Pacaraima, Valdir Tomasi Rosa, o diesel, identificado como S10, estava sem o selo de segurança do INMETRO, violando a Resolução nº 5.998 da ANTT, que regulamenta o transporte rodoviário de produtos perigosos. Além disso, o caminhão utilizado para o transporte apresentava várias infrações, incluindo a ausência de sinalização adequada, falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), e a inexistência de curso de especialização do motorista para transporte de produtos perigosos.

O condutor foi enquadrado no artigo 56 da Lei de Crimes Ambientais, que trata do transporte de substâncias tóxicas, perigosas ou nocivas à saúde humana ou ao meio ambiente, em desacordo com as normas legais. Apesar de ter sido liberado após o pagamento de fiança, ele permanece indiciado pelo crime. A empresa responsável pelo caminhão e pelo combustível também foi indiciada.

O procedimento foi encaminhado à Justiça, e o delegado solicitou a cautela dos bens apreendidos.

Leia a Folha Impressa de hoje