Durante ação de combate ao garimpo ilegal na Terras Indígena Yanomami (TIY), em Roraima, foram destruídos acampamentos, desmontada a cadeia logística e três armas de fogo foram apreendidas. A atividade foi realizada entre os dias 21 e 25 de agosto.
A operação contou com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Força Nacional, ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).
Conforme a PRF, em quatro ações de sobrevoos na TI Yanomami, foram identificadas algumas pistas clandestinas de pouso. Durante as incursões por terras até os acampamentos, foram destruídos mais de 50 barracas, 60 motores, sete motosserras, antenas de internet via satélite, equipamentos de lavra do solo e mais de 600 litros de combustíveis. Duas espingardas foram apreendidas nos acampamentos.
Em outra ação, realizada no último sábado, 26, na BR 174 em Boa Vista, uma espingarda de calibre 22 e 25 munições foram apreendidas em um veículo. O condutor foi preso e apresentado na Central de Flagrantes.