AFONSO RODRIGUES

Eu e a pessoa

“Com este novo modo de ser neste planeta, os indivíduos esqueceram a espontaneidade, a criatividade e a alegria de viver”. (Lair Ribeiro)

Creio que este modo de viver vem desde o início da humanidade. Continuamos sem mudar, vivendo atormentados, com as mudanças ignoradas. Nunca mudamos o que somos, e nunca mudaremos enquanto continuarmos sendo. Simples pra dedéu. A evolução humana exige evolução no ser humano. E não evoluímos. Continuamos os mesmos primatas do início. Ainda não conseguimos distinguir a felicidade, da euforia. Continuamos jogando na loteria, não para equilibrar a vida, mas para gastar com viagens elegantes pelo mundo a fora. Ainda não nos equilibramos mentalmente. E pelo que vemos, continuaremos esperando que nos deem o que nós mesmos poderíamos produzir. Ainda não acreditamos nos que nos dizem que ninguém, além de nós mesmos, tem o poder de nos fazer feliz ou infeliz. A amenos que estejamos a fim. Continuamos fazendo, produzindo e alimentando guerras, para mostrar que somos superiores. E como povo, também não somos, continuamos acreditando e guerreando.

Jogue para o lixo do esquecimento, todos os maus pensamentos que lhe torturam. Há um mundo no universo que nos enriquece com o pensamento positivo. E tudo está à nossa volta. O importante é que sejamos mais atenciosos para o bem, do que para o mau. E todo o poder está dentro de nós mesmos. Não se deixe levar pelos absurdos de notícias desastrosas que nos faz, e traz muito mal. Estamos vivendo um momento de evolução sobre a Terra. Uma evolução que sempre existiu. Nós é que somos seres racionais e não sabemos viver a racionalidade. Ficamos o tempo todo perdendo tempo com acontecimentos que deveriam ser ignorados. O amor exige respeito. E respeitar os outros significa os amar. Não perca seu precioso tempo aborrecendo-se com quem magoou você, enganando-o ou enganando-a. Em vez de se aborrecer, pare, medite e olhe-se no seu espelho interior, e se pergunte: ele me enganou ou eu me enganei com ele? Aí você vai ver que foi você que se enganou com ele. E se se enganou é porque não foi capaz de perceber. E se não foi capaz, foi incapaz. Então cuide de você.

As coisas mais simples, com certeza, são as mais importantes. E porque não progredimos racionalmente, não lhes damos verdadeira atenção e escorregamos pelas ribanceiras do abismo do atraso.

O Mestre Gandhi, já nos disse: “A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte”. E só notamos isso quando aprendemos a nos ver no nosso espelho interior. Que é onde nos vemos como realmente somos. Aprenda a se ver no seu espelho interior. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460