O partido União Brasil permanece com dois representantes disputando uma vaga para a Prefeitura de Boa Vista nas Eleições 2024, com ambos articulando eventos oficiais de divulgação de campanha. Os recursos do partido ainda não foram liberados para campanha e estão sem possibilidade de utilização, por conta do andamento na Justiça da decisão que envolve o registro das duas candidaturas.
A informação foi revelada pelo presidente estadual do partido em Roraima e também candidato a prefeito, deputado Nicoletti (União Brasil) à FolhaBV. Segundo o presidente, o recurso só será liberado na conta do candidato, quando ficar definido pela Justiça quem irá concorrer à Prefeitura de Boa Vista. Há previsão de um julgamento sobre o caso no início de setembro, que cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR). O candidato ou candidata que estiver insatisfeito com a decisão pode também recorrer até o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Portanto, ainda não há previsão da liberação dos valores
“Enquanto não tiver informação de última instância, que não caiba mais recurso, vai ficar trancado lá em Brasília, ninguém vai liberar recurso para ninguém não. Não vai ter recurso em conta”, pontuou.
Mesmo com a impossibilidade de produzir os eventos, os dois candidatos realizaram solenidades à sua maneira. Na última sexta-feira (23), a candidata à Prefeitura de Boa Vista, Catarina Guerra (União Brasil), por exemplo, realizou uma grande reunião política no Centro de Tradições Gaúchas (CTG). O também candidato Nicoletti (União Brasil) participou da convenção do partido União Brasil, que contou com a presença de 21 candidatos à vereadores.
Sobre o caso, o então candidato Nicoletti frisou que ainda não lançou oficialmente a sua campanha e que tem priorizado a divulgação do seu trabalho nas redes sociais. “Eu faço visitas, eu faço reuniões, mas eu não fiz nenhum ‘encontrão’. Eu não fiz nenhum grande evento em que pudesse utilizar estruturas. Então, eu tô caminhando”, declarou.
Nicoletti acrescentou ainda que não produziu materiais gráficos por falta de recursos. “Eu tô sem panfleto. Eu não mandei fazer nada na gráfica com relação ao candidato ‘Nicoletti’. Não vai ter adesivo de carro, não fiz. Não fiz santinho, não fiz bandeira, não fiz material nenhum por que eu não tenho recurso. O que eu tô fazendo são vídeos espontâneos na rede social, indo para visitas e reuniões”, acrescentou. Nicoletti ainda declarou que não recebeu doações para sua campanha e que se o tivesse feito teria prestado contas em 72 horas, para disponibilizar no Portal da Transparência.
“Por isso até assusta ver algumas campanhas com muita gente, com estrutura, está se desenhando o que aconteceu na eleição de Governo de 2022. Usar a estrutura de Governo, usar estrutura às vezes de Prefeitura, para poder bancar um candidato ou outro”, declarou o presidente.
Sobre a aplicação de recursos em campanha, a FolhaBV entrou em contato com a equipe da candidata Catarina Guerra e ainda aguarda retorno. A equipe do candidato Arthur Henrique (MDB) optou por não comentar a declaração.