Durante a campanha “Agosto Lilás”, o Projeto “Maria vai à escola” alcançou mais de 4 mil alunos da rede pública municipal, com o objetivo de combater a violência doméstica. A Prefeitura de Boa Vista em parceria com o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) certificaram 250 alunos da Escola Maria Francisca da Silva Lemos nesta terça-feira, 27, pela participação no projeto.
Criado em 2015 em Boa Vista e desenvolvido pela Coordenadoria Estadual de Violência Doméstica e pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), o projeto utiliza metodologias que incentivam os alunos a refletirem e expressarem suas opiniões. Desde 2023, o “Maria vai à escola” integra a campanha “Agosto Lilás”, levando a Lei Maria da Penha às salas de aula, por meio de rodas de conversa, com participação ativa das crianças nas discussões.
“O projeto é inserido no currículo escolar dos alunos da rede municipal como uma abordagem preventiva, visando formar bons cidadãos. Além disso, reforça o estímulo à reflexão sobre o respeito ao próximo e como agir diante de situações de violência doméstica”, explicou Jaqueline Nunes, gerente de Apoio Pedagógico Psicossocial da SMEC.
Elisa Valentina, 11 anos, compartilhou que a ação reforçou o que seus pais já lhe ensinavam. “Algumas coisas eu já sabia, mas aprendi coisas novas que acho que vão me ajudar na vida, como direitos humanos e a igualdade de gênero. Foi bem legal participar. Estou feliz com o meu certificado. Achei bem bonito”, contou.
Já Ítalo Bryan, também de 11 anos, revelou que após as aulas, compreendeu a importância da Lei Maria da Penha. “Eu achei bem interessante. Eu não tinha muito conhecimento sobre os direitos das mulheres. Sinto que aprendi muito e agora entendo melhor como funciona”, contou.
Maria vai à escola
O projeto atua desde 2015, parceria da Prefeitura de Boa Vista com o Tribunal de Justiça de Roraima. A iniciativa já alcançou 35 escolas e 4.403 alunos. Atualmente, o projeto conta com oito pedagogas da SMEC, responsáveis por tornar as aulas mais leves e dinâmicas, utilizando suporte didático e pedagógico fornecido pelo TJRR. Com duração de oito aulas, o encerramento é sempre marcado pela entrega de certificado aos alunos.