Saiba qual o momento ideal para aderir ao suplemento alimentar

Especialistas em saúde explicam que nem sempre é necessário fazer o uso do produto

Especialistas na área da nutrição afirmam que os suplementos são mais recomendados depois de uma avaliação intensa e adequada feita por um profissional de saúde (Foto; Divulgação)
Especialistas na área da nutrição afirmam que os suplementos são mais recomendados depois de uma avaliação intensa e adequada feita por um profissional de saúde (Foto; Divulgação)

A suplementação alimentar é divulgada como um benefício para a saúde e o bem-estar, especialmente para quem pratica exercícios e atividades físicas. Mas, especialistas em saúde explicam que nem sempre é necessário fazer o uso do produto, sendo preciso saber identificar quando realmente é o momento certo para o suplemento.
Normalmente, a procura pela suplementação alimentar surge para quem está procurando por uma vida mais saudável, mais disposição e energia na academia e até mais concentração ou melhoria do sono. Em outros casos, até a questão do bem estar das unhas e dos cabelos entra na lista, como motivo para suplementar.

Mercado
Com a facilidade da venda no mercado, hoje em dia, as pessoas podem simplesmente fazer a compra do produto ou pedir a recomendação de um amigo. Porém, os especialistas na área da nutrição afirmam que os suplementos são mais recomendados depois de uma avaliação intensa e adequada feita por um profissional de saúde.
A verificação é que vai indicar que tipos de nutrientes estão em falta no seu organismo, ou seja, que estão precisando de um reforço. Somente assim, pode ser orientado o uso, conforme a carência nutricional. Por exemplo, para crianças que ainda não alcançaram seus valores ideais de crescimento.
Além disso, o check-up com os profissionais da saúde também podem identificar as pessoas que não podem fazer uso de suplementos. No caso de pessoas que têm tendência a ter hipertireoidismo, por exemplo, o suplemento pode ampliar os hormônios da tireoide e causar prejuízos à saúde, ao invés de benefícios.

Recomendação
A recomendação geral é sempre optar por rotas alternativas e, de preferência, sem o uso de suplementos e medicamentos. Por exemplo, uma alimentação mais saudável, uma rotina de sono para impedir a insônia, reduzir o consumo de cafeína e até deixar de ficar tanto tempo nas redes sociais antes de dormir podem ajudar. Em caso de recomendação médica, o ideal é sempre fazer a utilização do suplemento com moderação, seguindo as orientações recomendadas e informando em caso de qualquer alteração.

Leia a Folha Impressa de hoje