Operação da PF apura contrabando de ouro por meio de transportadoras de alimentos

Após investigações, foi possível verificar que as atividades ilícitas, supostamente, envolviam triangulações financeiras de empresas comerciais exportadoras

Caio Luchini, delegado da PF (Foto; Wenderson Cabral)
Caio Luchini, delegado da PF (Foto; Wenderson Cabral)

A Polícia Federal cumpriu na manhã desta quinta-feira, 29, quatro mandados de busca e apreensão nos municípios de Boa Vista, Pacaraima, em Roraima, e em Maceió, Alagoas. Segundo o delegado da PF, Caio Luchini, em entrevista à Folha, a Operação Carne Dourada ocorreu após a constatação de que empresas do ramo alimentício estariam realizando o fornecimento de alimentos para a Venezuela, em troca de ouro.

O delegado explica ainda, que com o aprofundamento das investigações, foi possível verificar que as atividades ilícitas, supostamente, envolviam triangulações financeiras de empresas comerciais exportadoras. As investigações foram iniciadas a partir de um relatório enviado pelo COAF à Polícia Federal em 2021.

“Além dos cumprimentos de busca e apreensão, também foi autorizado o bloqueio de valores em conta bancária, um pouco superior a R$ 4 milhões”, relatou Caio.

Operação cumpriu quatro mandados de busca e apreensão (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

Alguns alvos desta operação são reincidentes em outros inquéritos da Polícia Federal por prática de crimes similares. Após a conclusão das investigações o caso será encaminhado ao Ministério Público.

Leia a Folha Impressa de hoje