Começou, na manhã desta sexta-feira (30), o horário eleitoral gratuito no rádio. O período teve a seguinte ordem de exibição dos candidatos a prefeito, sorteada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR): Arthur Henrique (MDB), Mauro Nakashima (PV), Lincoln Freire (Psol) e Catarina Guerra (União Brasil) – autorizada por liminar (confira como foi cada programa mais abaixo).
A transmissão segue até 3 de outubro, de segunda a sábado, nos seguintes horários de Roraima:
- Rádio: das 6h às 6h10 e das 11h às 11h10
- TV: das 12h às 12h10 e das 19h30 às 19h40
Arthur Henrique
Com 3min43seg40, o programa do candidato a reeleição iniciou com o jingle de campanha e consistiu no formato de podcast conduzido por dois apresentadores que faziam perguntas a Arthur Henrique sobre a vida pessoal.
O prefeito lembrou de sua infância vivida no bairro São Pedro, da época em que andava de bicicleta e era levado pela mãe às praças e pelo pai para pescar. Arthur também revelou sobre os familiares homônimos. “Meu pai é Arthur, desde o meu avô – são os ‘Arthurs’ -, Arthur Machado, meu pai é Arthur Machado Filho e eu quebrei a tradição, porque entrou o Henrique. Minha mãe queria o nome de Henrique também e ficou Arthur Henrique Brandão Machado”.
Arthur Henrique também destacou que é filho de uma professora, a qual estudou no mesmo colégio que ele e que ela foi sua docente na mesma instituição. Ele disse que o perfil da mãe o fez começar a estudar cedo. O prefeito também destacou que estudou em escola pública a vida inteira, estudou Engenharia Elétrica e se especializou em Engenharia de Telecomunicações.
O prefeito também lembrou do tempo em que morou em São Paulo e do retorno a Boa Vista, onde conheceu a esposa e recebeu o convite de um amigo que era secretário municipal de Administração para trabalhar na Prefeitura.
Ele disse que, a princípio, queria apenas obter um sustento com o emprego, “focar na academia” e que sua esposa o orientava a não entrar na política. Arthur também falou da esposa e das quatro filhas, sendo que considera como suas as duas filhas da primeira-dama oriundas do primeiro casamento dela. O programa eleitoral finaliza com o jingle da campanha.
Mauro Nakashima
O arquiteto e urbanista se apresenta, em seu programa de 2min01seg17, como Mauro Nakashima de Melo, de 42 anos, nascido em São Paulo na época em que o pai tinha acabado de se formar em Medicina e conheceu a mãe dele. Ele define o pai como oriundo de uma família humilde de Roraima e que o sacrifício dele o inspirou a ser como é hoje.
Nakashima lembra que viveu uma infância inteira no bairro Aparecida e explicou que o sobrenome japonês provém dos avós maternos, momento em que contextualiza a chegada da família Nakashima à região. O arquiteto diz que é pai de um filho e casado com uma esposa que o “complementa como pessoa”.
Sobre política, Mauro Nakashima se diz filiado ao PV desde 2013 e reconhece que ainda é um nome “pouco conhecido”. “Mas sou muito otimista que nós iremos fazer uma campanha, de fato, com bons resultados. E eu quero trazer pra Boa Vista toda essa minha experiência, uma visão de crescimento, desenvolvido aliado à sustentabilidade”, disse, no programa, finalizado com o refrão do jingle de campanha.
Lincoln Freire
O candidato a vice-prefeito Yano Rodrigues (Rede) abre o programa de 33seg35, do candidato a prefeito Lincoln Freire, dizendo que “a pauta ambiental é uma urgência pra Boa Vista e é por isso que precisamos construir uma cidade que esteja alinhada às necessidades da população e ao desenvolvimento sustentável”. O dentista completa que “a falta de pavimentação, drenagens, calçadas ainda é uma realidade nos bairros periféricos de Boa Vista”. Por sua vez, o gestor público completa que é por isso que decidiu disputar com Lincoln a Prefeitura e ambos pedem o voto.
Catarina Guerra
Com 3min42seg09, o programa inicia com as frases iniciais do jingle de campanha e foi conduzido por uma apresentadora em formato de programa radiofônico de entrevista com a candidata Catarina Guerra, destacada como capacitada para ser prefeita de Boa Vista por ser mãe, esposa, filha do ex-deputado estadual Chico Guerra e deputada estadual por dois mandatos, tendo liderado as comissões de Constituição e Justiça e de Orçamento da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).
A deputada estadual relata como cresceu na capital do Estado. “Cheia de alegria, muita energia, de brincadeira no fundo do quintal, de banho de chuva no meio da rua, de vivenciar as nossas praças, nossos momentos e de ter aí na base da minha família uma vivência, uma infância que, às vezes, infelizmente, dá uma nostalgia, porque as minhas filhas já não têm a mesma infância que eu pude ter”, declarou.
Catarina se define como “boa filha”, lembra que herdou as características do pai, dividiu a vida pública com ele e que hoje se vê fazendo a mesma coisa. Como esposa, se define como “apaixonada” e que tem ao seu lado um “grande companheiro” que sonha os seus sonhos. A candidata define as filhas como “base” e “orgulho”. O programa encerra com a apresentadora convidando a acompanhar o próximo programa eleitoral da candidata.