A 1ª Feira Gastronômica Portuguesa está acontecendo no Parque Anauá, em Boa Vista, oferecendo uma rica imersão na cultura e na culinária de Portugal. O evento, que se estende até o dia 1º de setembro, é uma realização da Comunidade Portuguesa Forte São Joaquim em parceria com as Comunidades Portuguesas e o Governo de Roraima.
No espaço montado especialmente para o evento, os visitantes têm a oportunidade de conhecer a fundo a culinária portuguesa, desde pratos típicos a vinhos, além de arte e artesanato. O chef português José Artur Cabral proporcionou uma experiência de cozinha ao vivo, encantando o público com sua habilidade e paixão pela culinária lusa. “É minha primeira vez neste estado, a convite do Nuno Pereira, e só me dá um prazer imenso estar aqui para cozinhar para as pessoas. Tem sido uma experiência muito rica”, comentou o chef.
O diretor do evento, Nuno Pereira, compartilhou a trajetória que levou à realização da feira e a grande aceitação do público. “Antes de nossa associação ser criada, realizamos uma mini-feira como essa e que teve grande aceitação do público. Depois veio a pandemia, e não conseguimos realizar um segundo evento. Após dois anos, tivemos a ideia de realizar este evento, contando com apoio fundamental”, disse.
Cristina Alcantara, empresária de gastronomia em Boa Vista e expositora na feira, destacou a conexão entre a culinária portuguesa e brasileira. “Eu morei em Portugal por muitos anos, gosto muito da culinária de lá, e os pratos que trouxemos hoje têm uma conexão com o Brasil e Portugal. Acho muito positivo, porque há muitas pessoas que perguntam sobre a comida portuguesa, têm curiosidade, e aqui elas podem provar”, afirmou Cristina.
Yonara Varela, visitante do evento, expressou sua paixão pelos doces portugueses e pela cultura lusa. “Eu sou apaixonada pelos doces portugueses e pela história deles. Quando soube que ia ter, eu falei: ‘eu vou, não quero perder, porque quero conhecer um pouquinho mais do que a cultura portuguesa está fazendo aqui em Roraima’. Precisamos de um espaço que trate sobre isso, dos vinhos, dos doces, dos salgados que têm por lá. Trazer a cultura toda, não só a culinária, mas também a dança, vai enriquecer muito aqui para a gente”, comentou Yonara.
A Feira Gastronômica Portuguesa segue aberta ao público até 1º de setembro, oferecendo uma oportunidade única para os visitantes explorarem a rica cultura portuguesa.