Uma amizade de longa data pode se acabar por vários motivos, seja por uma briga ou até um distanciamento natural. Mas se você ainda não chegou nesse ponto, existem algumas formas de identificar que sua relação está azedando e formas de contornar essa situação para não perder um companheiro.
Segundo o portal BestLife, existem evidências em estudos que mostram que um término de amizade pode ser tão difícil para superar quanto o fim de um relacionamento amoroso. Para tentar evitar isso, a recomendação de especialistas em saúde e terapia é ficar atento a alguns sinais seus de comportamento e do seu amigo ou amiga.
1 – Se sentir ansioso ao receber uma ligação da sua amizade
Amigos são pessoas com quem desabafamos e nos ajudam a aliviar o estresse. Se você se sente ansioso ao receber a ligação de uma amizade, esse é um sinal ruim.
2 – Você sente que se esforça mais
As relações de amizades tem duas pessoas envolvidas. E se você sente que se esforça mais e toma iniciativas para planejar algo, esse é outro sinal negativo. Por exemplo, quando aquele amigo falta no seu aniversário ou nem se esforça para comparecer.
3 – As conversas se tornam superficiais
Outra problemática é se você não consegue estabelecer relações profundas com seus amigos. Se as conversas são superficiais, esse também é um sinal de que a amizade não vai bem.
4 – Você se sente mal perto do seu amigo ou amiga
Se você sempre se sente para baixo quando encontra seu amigo, esse pode ser um sinal de que a amizade azedou. Descordar em todos os assuntos ou receber críticas constantes sob pretexto de cuidado também colaboram para essa situação.
5 – Quebra de confiança
E o sinal mais evidente de todos é quando você não consegue mais confiar no seu amigo ou amiga. Isso pode ocorrer por vários motivos: contar um segredo, falar de você pelas suas costas ou alguma atitude negativa.
Para tentar consertar as coisas e salvar uma amizade, especialistas afirmam que é preciso diálogo, uma boa comunicação entre as partes e dizer o que incomoda.
Estabelecer critérios que lhe incomodam, ter uma conversa franca sobre seus sentimentos e procurar fazer terapia também ajuda.
Se mesmo assim não der certo, também é preciso compreender que ciclos se encerram e se distanciar para o bem de ambos, mantendo o respeito.