Após cinco anos sem vitórias em casa, no último domingo (1º), o piloto Charles Leclerc fez a felicidade dos Tifosi ao ganhar o Grande Prêmio da Itália. Compondo o pódio, também estiveram as duas McLaren, com Oscar Piastri em segundo lugar e Lando Norris em terceiro. Carlos Sainz (Ferrari) ficou em quarto lugar, após perder a posição para Norris nas últimas voltas.
A última vitória da Ferrari no circuito de Monza havia acontecido em 2019 e também foi conquistada pelo piloto monegasco Charles Leclerc. Desde então, os vencedores haviam sido Pierre Gasly (2020), Daniel Ricciardo (2021) e Max Verstappen (2022/2023).
Apesar da grande torcida ferrarista presente nesse domingo, a Ferrari não parecia ter muitas chances de ganhar, ficando a maior parte da corrida em terceiro lugar. Mas tudo mudou quando a equipe decidiu usar a estratégia de fazer um único pit stop, enquanto todas as outras fizeram dois. Graças a essa estratégia, Leclerc assumiu a liderança nas últimas dez voltas, conquistando assim a vitória em Monza.
Muita emoção
Em entrevista após a corrida, Charles Leclerc falou sobre a sensação de vencer novamente no circuito de Monza após tantos anos.
“Pensei que me sentiria assim da primeira vez, mas que a segunda não seria tão especial (…) Mas, meu Deus, que emoção foram as últimas voltas! Mônaco e Monza são as únicas corridas que eu quero ganhar todos os anos e, nesta temporada, eu consegui. É muito especial”, disse o piloto.
A primeira vitória do piloto nessa temporada foi em sua corrida de casa, no GP de Mônaco, sendo o primeiro monegasco em 74 anos a vencer no circuito de Monte Carlo.