ONS ainda investiga as causas de apagões em Roraima

Operador disse que desligamento da principal usina termelétrica do Estado interrompeu o fornecimento para os consumidores

Usina Termelétrica Jaguatirica II, na zona rural de Boa Vista (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Usina Termelétrica Jaguatirica II, na zona rural de Boa Vista (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

O segundo apagão registrado em apenas três dias em Roraima ocorreu após desligamento automático da Usina Termelétrica Jaguatirica II, a principal do Estado. A informação foi confirmada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) nessa quarta-feira (4).

A entidade responsável por coordenar e controlar a operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no País também ressaltou que as causas dos dois blecautes, incluindo o de domingo (1º), ainda são investigadas pelos agentes do setor.

Conforme o ONS, o desligamento aconteceu especificamente nas unidades geradoras 12 e 18, da usina. Foram interrompidos 240 megawatts de carga da concessionária Roraima Energia – que seria o suficiente para abastecer o Estado.

Após o apagão, concessionária informou apenas que “ocorreu um blecaute em todo o sistema de Roraima devido ao desligamento das usinas termelétricas que abastecem nossa rede”.

A última falta de energia ocorreu de 22h46 de terça-feira (3) até à 1h42 do dia seguinte, quando o sistema foi totalmente reestabelecido.

Por sua vez, a Eneva, empresa responsável pela Usina Jaguatirica II, informou que “as unidades geradoras despacham a energia de acordo com a coordenação do ONS”. Por isso, tem trabalhado “em colaboração” com o operador.

Leia a Folha Impressa de hoje